Cidadeverde.com

Semana Santa: conheça alguns dos locais mais visitados no Piauí

Imprimir

A partir deste domingo(29) é iniciada oficialmente a Semana Santa para a Igreja Católica. O domingo de Ramos comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando chega montado em um jumento e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores.

No decorrer da semana outros momentos importantes da preparação da morte e ressurreição de Jesus são lembrados. O maior e mais importante é a Via Sacra que é representada em várias cidades do Estado e na própria capital.  

Os municípios que mais recebem fiéis durante este feriado santo são: Oeiras, Floriano, Bom Jesus, Santa Cruz dos Milagres, como turismo religioso. Mas, em Teresina os cristãos também vivem a tradição e outras cidades como Monsenhor Gil, Campo Maior, Picos, São Raimundo Nonato e o litoral também atraem turistas nesta época.   

Oeiras

A Catedral de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras (a 313 quilômetros da capital), já começou a receber os cristãos ainda na semana passada, para a procissão do "Bom Jesus dos Passos", realizada na sexta-feira(27). É uma manifestação em memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.

Fotos: Paulo Barros/CCom

Neste ano, a procissão atraiu 45 mil pessoas, entre elas, o governador do Estado, Wellington Dias, que debaixo de chuva acompanhou os fieis. Desde 1952 não chovia durante a procissão, que é como se fosse uma via sacra no estilo oeirense: são sete passos, cada um deles representa duas estações e são cuidados por famílias da cidade. Cada uma enfeita os caminhos com as flores próprias do Bom Jesus dos Passos. Outro diferencial é o uso da cor roxo que é um sinal da penitência ao sacrifício de Jesus.

Outro momento igualmente forte é a procissão do Fogaréu, que ocorre na Quinta-Feira Santa, onde mais de cinco mil homens mascarados saem pelas ruas do centro histórico, com tochas acesas e ao som das matracas, representando os soldados romanos que saíram em busca de Jesus. É uma das mais tradicionais do Piauí e realizada em poucas cidades do Brasil. A iluminação pública da cidade é desligada e as mulheres acompanham tudo de longe, das calçadas e janelas, pois não podem participar. Os homens cantam louvores a Jesus. Na primeira capital do Estado, a procissão do Senhor Morto também atrai muitos fiéis, aproximadamente sete mil pessoas.

Teresina

Na capital, a arquidiocese fará além da Procissão do Senhor Morto, na Sexta-Feira da Paixão, a qual reúne todas as paróquias, uma celebração pela Ressurreição de Jesus no Domingo de Páscoa. Uma procissão luminosa ligará dois importantes pontos turísticos da capital: Potycabana a Ponte Estaiada, que terá logo após uma celebração festiva e uma missa solene. 

Fotos: Yala Sena

Também em Teresina, é realizada a encenação da Via Sacra feita pelo grupo de teatro do Monte Castelo, realizada no Espaço Cultural Wall Ferraz, no bairro Monte Castelo, na zona sul da cidade. A Paixão de Cristo será encenada nos dias 1º, 2 e 3 de abril na praça ao lado do Hospital. A estimativa de público para esse ano, segundo o grupo de teatro, é de cerca de 50 mil pessoas por noite. São 28 cenas distribuídas em três dias, com duração de três horas a cada dia e 200 atores no elenco, entre eles três atores nacionais: André Ramiro, famoso por sua atuação no filme Tropa de Elite, vai interpretar o papel do discípulo Pedro. Já o ator Jone Brabo, que viveu o Galego da novela Salve Jorge, vai representar o papel de Pôncio Pilatos. E o anjo Gabriel será interpretado por Antônio Fargoni, conhecido por seu papel em Malhação.

2º maior do Nordeste

No Sul do Estado, a cidade de Floriano (a 240 quilômetros de Teresina) também possui atrações além da programação oficial da Igreja Católica: o espetáculo da Via Sacra encenada pelo grupo Escalet de Teatro. A apresentação da Paixão de Cristo acontece há 23 anos e desde 2001 é realizada na numa cidade cenográfica de 40 mil metros quadrados, semelhante à árida Judeia, dos tempos de Jesus Cristo. É a maior do Piauí e a segunda maior cidade cenográfica do Nordeste. A encenação conta com a participação de artistas nacionais. 

Foto: grupo Escalet

A montagem envolve mais de 350 atores e figurantes locais, que dão vida à história mais comovente de todos os tempos, atraindo mais de 20 mil expectadores a cada ano. Neste ano os atores nacionais são: Oscar Magrini, Luigi Baricelli e Elke Maravilha que contracenam nos dias 02 e 03 de abril.  A programação religiosa da cidade conta ainda com visita a Igreja Matriz São Pedro de Alcântara, Capela Padre Pio de Pietrelcina, Igreja Nossa Senhora da Guia e Mosteiro das Monjas.

Via Sacra Musical

Outro destino, um pouco mais para o extremo-sul, o município de Bom Jesus (a 600 quilômetros de Teresina) também entra para o roteiro turístico religioso no feriado santo, por possuir encenação da Via Sacra com participação de atores nacionais. A novidade na 11ª edição é porque será dado o pontapé inicial para se tornar um musical. O espetáculo será aberto com uma canção. O ator de novelas Diego Cristo viverá Pôncio Pilatos e Lorena Bueri a Salomé. A peça será apresentada no dia 03 de abril no Salão da Serra e é esperado um público de sete mil pessoas.

Alto do morro

A Via Sacra também é realizada em Monsenhor Gil (a 56 quilômetros de Teresina), mas a cidade possui uma característica peculiar: todos os anos, ela acontece há cerca de 200 metros de altura, no chamado Morro do Cruzeiro e atrai de crianças a idosos, que sobem 222 degraus para chegarem ao templo da ressurreição no alto do Mirante do Cruzeiro, após percorrem as estações espalhadas pelo município.

[Foto-0009.jpg]

 


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais