Cidadeverde.com

Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa; confira a programação em Teresina

Imprimir

Foto: Arquidiocese de Teresina

A Semana Santa, que se inicia neste Domingo de Ramos (24) e culmina com o Domingo de Páscoa (31), é um período de profunda reflexão e vivência dos sagrados mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, período em que os cristãos são convidados a acompanhar de perto os passos de Jesus em sua jornada terrena por meio das celebrações litúrgicas. 

A Arquidiocese de Teresina divulgou a programação da Semana Santa 2024, com as celebrações que serão presididas pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, sede da Igreja Católica na capital do Piauí, localizada na Praça Saraiva.

Durante esses dias, as solenidades e celebrações litúrgicas conduzem os fiéis a uma experiência espiritual única, repleta de simbolismo e significado, onde os cristãos mergulham nas profundezas dos mistérios da fé.

A programação do Domingo de Ramosiniciou às 7h com a benção dos Ramos na Casa dos Focolares (Rua Santa Luzia, nº 868, Centro Sul), seguida de procissão até a Igreja Catedral onde aconteceu a Missa Solene. Neste dia, também acontece a Coleta Nacional da Solidariedade, iniciativa que arrecada fundos utilizados para apoiar diversas ações voltadas para a promoção da solidariedade, ajuda aos mais necessitados e desenvolvimento de comunidades carentes em todo o país.

Na Segunda-Feira Santa (25) o clero arquidiocesano, fiéis e representantes dos diversos segmentos da Igreja se reúnem novamente na Catedral às 19h para a celebração da Missa do Crisma, também chamada de Missa dos Santos Óleos ou da Unidade.

Dando início ao Tríduo Pascal, principal festividade do calendário da Igreja, na Quinta-feira Santa (28), Dom Juarez celebra a Missa da Ceia do Senhor às 18h, momento que os cristãos voltam o olhar para a Última Ceia de Jesus com seus discípulos. Foi nessa ocasião, que Ele instituiu a Eucaristia, o sacramento que une cada pessoa a Ele de maneira única, e também momento em que Jesus deixou o exemplo do serviço ao lavar os pés dos apóstolos.

Já a Sexta-feira Santa (29) é um dia de profundo recolhimento e contemplação da Paixão e Morte de Jesus na cruz. Por meio da liturgia da Paixão, às 15h, os fiéis são convidados a meditar sobre o sacrifício supremo de amor que ele ofereceu por toda a humanidade. Em seguida, Dom Juarez conduzirá os fiéis em caminhada pelas principais vias do centro da cidade durante a procissão do Senhor Morto que seguirá até a Igreja São Benedito, fazendo memória ao cortejo e sepultamento de Jesus.

No Sábado Santo (30), durante a Vigília Pascal, os cristãos aguardam em expectativa a celebração da ressurreição. Às 21h o povo se reúne para a benção fogo, onde o Círio Pascal é aceso representando Jesus como a luz que dissipa as trevas do pecado e da morte. Neste momento proclama-se a vitória da Luz sobre as trevas e renova-se as promessas batismais, mergulhando os fiéis na alegria da ressurreição de Cristo.

Teresina Ressuscita com Cristo

No Domingo de Páscoa (31) toda a comunidade é convidada a participar do Teresina Ressuscita com Cristo, momento de profunda fé e comunhão de toda Arquidiocese. Em sua 9ª edição, o evento busca despertar no coração dos fiéis a importância da vitória de Cristo sobre a morte, por meio de um momento  em que os cristãos saem às ruas exultando e proclamando a vida de Jesus.

A programação terá início às 16h. A procissão terá como ponto de partida o adro da Igreja São Benedito, reunindo fiéis que sairão em uma grande procissão luminosa até o Parque Potycabana, na Avenida Raul Lopes, para a celebração da Santa Missa de Páscoa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais