Cidadeverde.com

Fugitivo de presídio no Ceará é preso pela PRF no Piauí

Fotos: PRF/PI

Um fugitivo do presídio de Itaitinga, no Ceará, foi preso no final da manhã desta terça-feira (22) em Parnaíba (PI). Acusado de assaltos a banco, ele foi flagrado e uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com documento falso do veículo no qual estava.

A PRF-PI informou que o fugitivo estava em um carro com placa de Além Paráiba (MG). No veículo, estavam três pessoas que vinham do Ceará pela BR-343. Na abordagem os policiais identificaram adulteração nos sinais identificadores e no documento do veículo, que depois se descobriu ser falso. 

F.W.S.F., 26 anos, era passageiro do veículo, mas se apresentou como dono do carro. A PRF verificou o documento de identidade dele e também notou indícios de falsidade, que levaram os policiais a descobrirem que se tratava de M. F. M. M., 30 anos, foragido do presídio de Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza (CE).

O passageiro A.J.B.S.F. também foi preso. O caso foi encaminhado para a Polícia Federal de Parnaíba. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Prefeito Mão Santa se posiciona sobre episódio em escola

O prefeito de Parnaíba, Francisco Moraes Sousa, o Mão Santa (PTC), se posicionou a respeito do episódio ocorrido na última sexta-feira(18) na Escola Municipal Francisca Borges, em que teria supostamente chamado os professores de "ladrões e vagabundos". Em nota de esclarecimento, o gestor a exoneração da diretora e nega que tenha xingado os servidores.  

“Sou educado. O que eu disse é que estão roubando a educação, roubando o futuro das crianças pobres, com a suspensão das aulas”, disse o prefeito, ao constatar que os alunos haviam sido dispensados às 8h30 para uma ação beneficente.

Ele destacou que “nada justifica a dispensa dos alunos fora do horário e quer que cada pai de aluno seja um fiscal da prefeitura para evitar esse tipo de problema, que tira do pobre a única oportunidade que tem de ser doutor, que é tendo uma escola pública de qualidade”.

Sobre a ação beneficente, Mão Santa afirma que a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), gerida pela primeira-dama Adalgisa Moraes Sousa, deveria ter sido acionada para evitar esse constrangimento.  


Da redação
redacao@cidadeverde.com

Áudio relata supostos insultos de Mão Santa a professores em escola

Áudios de uma professora chorando, após relatar insultos sofridos por ela, dentro da escola, realizados supostamente pelo prefeito de Parnaíba, Francisco de Moraes Souza, o Mão Santa, tomaram de conta das redes sociais neste fim de semana. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte) regional Parnaíba, Nadja Araújo, informou que uma nota de repúdio será divulgada nesta segunda-feira(21).

O fato aconteceu na manhã da última sexta-feira(18), quando o prefeito estaria visitando escolas e se deparou às 9 horas, com os alunos saindo da unidade. Ele teria entrado no local, gritando, perguntando pela diretora e supostamente xingando os servidores do local, sem querer ouvir as explicações. A escola estava dispensando os alunos para retornarem à tarde, quando aconteceria um bingo prol de uma aluna que precisa fazer uma biópsia.  

Em seu relato, a professora diz que tanto ela quanto a diretora passaram mal e foram socorridas pelo Samu. 

“Foi horrível, horrível, horrível! Eu não consigo me esquecer a cara dele dizendo na minha cara e os olhares dos alunos olhando para nós (chorando). E uma aluna pegando no meu braço, dizendo: - ei tia, o que está acontecendo? E eu pedindo para ele se acalmar, para ele parar de falar aquilo e ele xingando em alto e bom som para todo mundo ouvir. E ai conseguimos falar com a dona Francelina (diretora) e ela voltou para escola e quando ela ia entrando, ele ia saindo, e no meio da rua começou a grita as mesmas coisas com ela e os pais chegando para pegar os alunos. Eu sei que nós duas fomos parar no Samu. Eu com a pressão alta que até agora estou me sentindo mal, o tempo todo, com a situação e a repercussão que está tendo”, declara a diretora adjunta, identificada como Daniela.

A presidente do Sinte-Parnaíba, Nadja Araújo, lamentou o fato e revelou que o prefeito teria chamado os servidores de "ladrões e vagabundos", por estarem "roubando a educação" daquelas crianças. 

“É um ato lamentável, que ocorreu dentro do município de Parnaíba. Onde os trabalhadores em educação daquela escola foram ofendidos como ladrões, vagabundos e vagabundas, isso é lamentável. Nós vamos colocar nota de repúdio ao prefeito, pelo fato dele ter entrado na escola e ter ofendido trabalhadores em educação que estavam mobilizando um ato em favor de uma mãe, que faz parte daquela comunidade escolar. Dentro do nosso projeto pedagógico nós já colocamos a comunidade dentro da escola. Foi um ato insano do prefeito, que não quis ouvir quem estava lá. Simplesmente chegou, falou e gritou, como se fosse o dono da verdade, o dono da razão”, lamenta a Nadja Araújo. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com assessoria do prefeito Mão Santa, que disse que no final desta manhã será emitida uma nota sobre o assunto. 

Foto: Wilson Filho

Aulas normais nesta segunda

A funcionária da secretaria municipal de Educação, professora Fátima Silveira, foi destacada nesta segunda-feira(21) para assumir interinamente a direção da escola que possui aproximadamente 500 alunos nos três turnos. Ela informou que hoje as aulas estão normais, com alunos e professores em sala, mas que não sabe até quando ficará. 

A diretora interina disse ainda que não conhecimento da situação da então diretora Francelina e que não sabe se ela retornará ou não à unidade. 

 

 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Incêndio destrói carro e parte de residência no Nova Parnaíba

Um carro e parte de uma residência pegou fogo na manhã deste sábado (19), no bairro Nova Parnaíba e deixou o veículo destruído e alguns móveis da sala, além da fiação elétrica. 

De acordo com o chefe de equipe do Corpo de Bombeiros de plantão, subtenente Edvan Conrado, a equipe chegou por volta das 9h40 no local.

“Quando nós chegamos o carro e o primeiro cômodo da casa já estava pegando fogo, agimos rápido para que não se alastrasse para a residência vizinha que é colada e os outros cômodos”, informou o bombeiro.

Havia a informação de que uma criança estava dentro da residência, mas populares conseguiram retira-la antes da chegada dos bombeiros. 

As causas do incêndio ainda serão apuradas, mas o fogo teria começado no carro, um modelo Parati, cor preta. A cobertura da garagem e sala caiu. 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Desaparecida há uma semana, jovem é achada em albergue de Teresina

A jovem de iniciais C.C.S. de apenas 14 anos foi localizada uma semana após seu desaparecimento. A menina mora em Parnaíba com os pais e foi encontrada em um albergue da capital. Ela havia sumido com um jovem de 21 anos na última sexta-feira (11). 

A garota foi encontrada pela Guarda Municipal de Teresina que acionou a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) para resgatar a jovem. De acordo com a delegada da mulher de Parnaíba, Maria de Jesus, ela estava em uma espécie de albergue acompanhada do jovem quando foi localizada.

"Foi colhido o depoimento dele e a jovem será levada para um abrigo enquanto o Conselho Tutelar providencia a vinda dela de volta para Parnaíba", explicou a delegada.

Por ser maior de idade, o jovem deve ser autuado, mas ainda não há mandado de prisão expedido contra ele. O caso está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar e pela delegada Kátia Esteves, titular da DPCA.

A mãe da jovem deu entrevista à equipe da TV Cidade Verde nesta quinta-feira (17) onde lamentou o sumiço da filha e chegou a informar que ela seria usuária de drogas e praticava furtos na região. "Desde sexta-feira que ela roubou umas câmeras lá no Porto das Barcas com esse rapaz que é o Bob Robson. Ele veio na minha casa e falou hoje pra mim que eles andaram em restaurante da família e disse que ia pegar uma carona para Teresina", afirmou a mãe.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Policlínica de Parnaíba funcionará a partir do mês de outubro

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reuniu-se, nesta quinta-feira (17), com o coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) de Parnaíba, Ivo Pedrosa, para definir as especialidades médicas que serão ofertadas pela Policlínica em Parnaíba. A estrutura prestará consultas especializadas e exames de imagem e laboratorial por meio de parceria entre as instituições.

Num primeiro momento, a policlínica atenderá a população da Planície Litorânea nas especialidades endocrinologia, cardiologia, neurologia, otorrinolaringologia e oncologia. A previsão é que até outubro as primeiras consultas já sejam realizadas.

Florentino explica que a implantação da policlínica integra um conjunto de ações para o atendimento especializado, como plano de descentralização de serviços em alta complexidade. “A policlínica vai servir para o atendimento à população, ao usuário do SUS, em várias especialidades médicas, e servirá também como campo de estágio para o curso de medicina da UFPI”, destaca o gestor.

O secretário ressalta a importância da abertura da policlínica, reforçando o município de Parnaíba como polo de saúde e “a integração cada vez maior dos nossos serviços de saúde na cidade de Parnaíba, integrando os serviços da futura policlínica, com os serviços prestados do Heda, e a UFPI, por meio do curso de Medicina e outros cursos da área da saúde”. Atualmente, o curso de Medicina tem 160 estudantes no campi de Parnaíba.

A policlínica funcionará onde atualmente funciona o curso de Medicina, cedido pela UFPI, que também disponibilizará os médicos especialistas, a Saúde entra com aporte financeiro para a readequação da estrutura e aquisição de equipamentos. O secretário se comprometeu em reunir-se com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi) para definir incentivos aos professores e alunos que atuarão na policlínica.

Ivo Pedrosa diz que “é um ganho para população da região norte do Piauí, que vai ter à sua disposição uma policlínica bem aparelhada, moderna e com profissionais competentes, além do enriquecimento acadêmico dos nossos alunos”.

Além da unidade de Parnaíba, que deve ser implantada em até seis meses, a Secretaria de Estado da Saúde conta com uma unidade em Picos, em pleno funcionamento, e outra em fase de implantação em Floriano.

Fonte: Ccom

Polícia investiga sumiço de casal com jovem de 15 anos em Parnaíba

A Polícia está a procura de um casal que desapareceu na cidade de Parnaíba. A jovem C.C.S., que mora no conjunto Planalto Monte Serrat acabou de completar 15 anos e sumiu na última sexta-feira (11). A própria mãe da jovem informou que ela foi vista com um rapaz de 21 anos e é conhecico como Bob. Ela acredita que eles tenham fugido e muito abalada, a mulher conversou com a equipe de reportagem da TV Cidade Verde.

"Desde sexta-feira que ela roubou umas câmeras lá no Porto das Barcas com esse rapaz que é o Bob Robson. Ele veio na minha casa e falou hoje pra mim que eles andaram em restaurante da família e disse que ia pegar uma carona para Teresina", afirmou a mulher.

O caso chegou até a Delegacia da Mulher de Parnaíba que está acompanhando o caso."Nós fomos procurados pela mãe da adolescente C.C.S. de 15 anos que informou que ela teria fugido de casa com um rapaz chamado Bob. Estamos na busca e procurando inclusive ese rapaz. A gente já ouviu ontem os pais do rapaz e a dona Maria e agora estamos nas buscas. Não se sabe de nada ainda. Só que eles tinham um namoro e a mãe acha que ela pode ter fugido de casa com eles. A mãe informou que ela usa entorpecentes e a gente está nessa investigação tentando localizar ela", explicou a delegada Maria de Jesus.

Há ainda a informação que eles estejam na capital Teresina e acompanhados por uma outra mulher.

Reportagem de Darival Júnior (TV Cidade Verde)
redacao@cidadeverde.com

Vídeo: mulher tem moto arrancada por bandidos em assalto

Câmeras de segurança flagraram a ação de uma dupla de criminosos em frente a uma empresa no bairro Fátima, em Parnaíba, litoral do Piauí. A vítima é uma mulher que tentava estacionar a moto e foi surpreendida pelos bandidos que também estavam em uma motocicleta. 

O crime ocorreu no início da noite de ontem (16). Pelas imagens é possível perceber que um criminoso desce e, literalmente, arranca a moto da vítima que sai correndo em direção a um portão. A ação criminosa durou segundos.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil, mas a motocicleta da vítima ainda não foi localizada. 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações TV Cidade Verde

Ponte entre Piauí e Ceará permanece interditada pelo 2º BEC

O Batalhão de Engenharia de Construção, 2° BEC informou que a ponte que liga os estados do Piauí e Ceará na comunidade Retiro, km 99 da BR 402, teve seu cronograma de interdições alterado.

De acordo com o Exército, em razão das obras necessárias naquela estrutura, a ponte permanece interditada totalmente até as 8h da manhã desta quinta feira (17). 

Após o horário previsto para liberação, o tráfego estará livre para veículos de até 45 toneladas.

A PRF sugere que, durante a interdição, para se ter acesso ao Estado do Ceará, saindo de Parnaíba/PI e região, seja utilizada, nos períodos de interdição, a BR 343 e as rodovias estaduais que seguem pelas cidades de Cocal/PI e Viçosa do Ceará/CE.

A PRF ressalta que o horário previsto para liberação pode ser antecipado ou postergado pelo Exército em razão das condições dos serviços que estão sendo realizados.

Novas informações, bem como outros períodos de interdição promovidos pelo Batalhao de Engenharia de Construção, 2° BEC, serão oportunamente comunicados pela PRF.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Colisão entre moto e carro deixa três pessoas gravemente feridas em Parnaíba

Uma motocicleta modelo Tornado NXR 300 colidiu na lateral de um VW/Voyage na avenida Dr. João Silva Filho, na altura do conjunto Betânia, bairro Piauí, em Parnaíba, na tarde desta segunda-feira (14/08), deixando três pessoas ficaram gravemente feridas .

De acordo com informações, o Voyage usado como táxi fez um retorno na avenida provocando uma colisão lateral. A moto seguia pela Avenida Dr. João Silva Filho e colidiu no carro em movimento, durante uma manobra.

Policiais militares da Divisão de Trânsito do 2º BPM Major Osmar foram acionados para fazer o levantamento do acidente.

Foram acionadas duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para socorrer às vítimas e encaminha-las para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

Fonte: jornaldaparnaiba

Posts anteriores