Cidadeverde.com

Criação da Universidade do Delta do Parnaíba é sancionada pelo presidente

Atual Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Reis Velloso (foto:Chico Rasta)

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba será uma realidade. O presidente da República, Michel Temer, sancionou a lei que cria nova instituição nesta quarta-feira(11) no Palácio do Planalto.  

A instituição será criada a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a conversão do Campus de Parnaíba da UFPI em Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Os senadores Ciro Nogueira (Progressistas), Elmano Férrer (Podemos), os deputados federais Paes Landim (PTB), Júlio César (PSD), Heráclito Fortes (DEM) e Átila Lira (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, participaram da solenidade. Ciro Nogueira ressaltou a importância da nova instituição para o estado.

“A criação da universidade será de grande valor na redução das desigualdades regionais do Piauí e vai ajudar no desenvolvimento ainda maior de uma região tão importante como a de Parnaíba”, afirmou o senador, que ainda cumprimentou o deputado Paes Landim, pelo empenho do parlamentar na garantia da aprovação da proposta.

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) será a segunda Universidade Federal criada no estado do Piauí, as atividades da instituição serão desenvolvidas em uma vasta área que envolve as Mesorregiões próximas ao município de Parnaíba: a Mesorregião Norte do Piauí, a Mesorregião Noroeste do Ceará, a Mesorregião Norte e Leste do Maranhão, abrangendo aproximadamente 2.475.135 habitantes, segundo dados do IBGE.

Fotos: Alan Santos/PR

 

No ato, o presidente também sancionou a Universidade do Agreste para o Pernambuco.

Em seu discurso, Michel Temer, ressaltou a importância da educação superior sendo criada em regiões mais “vulneráveis”. 

“As duas universidades aqui, e outras que também foram criadas, estão a revelar também a preocupação com o ensino superior. E ensino superior que não vai destinar-se apenas aos mais, digamos assim, mais bem aquinhoados pela sorte, pela fortuna, pelo dinheiro, mas também para os mais pobres, para os mais vulneráveis. (...) Eu suponho que, lá no agreste e lá no Vale do Parnaíba, certa e seguramente, muita gente vai poder entrar nesta área. (...) De modo que eu quero comemorar com os amigos aqui, do Piauí, com os amigos de Pernambuco, este momento”, declarou.


Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

 

Acusado de participação no crime dos decapitados em Parnaíba é preso em Goiás

Um suspeito de participar diretamente do 'crime dos decapitados da rua Anhanguera', na cidade de Parnaíba,  Antonio Carlos Rodrigues dos Santos Júnior, o Júnior Preto foi capturado em Goiânia. 

O comparsa de Júnior Preto, Geovane Alisson de Sousa conseguiu escapar do cerco policial. Ambos tem mandados de prisão decretada pela justiça do Piauí. A dupla fugiu após bárbaro crime. 

O delegado Eduardo Alves Ferreira da cidade de Parnaíba - deverá enviar uma equipe de policiais da delegacia de homicídios para recambiamento de Júnior Preto, de Goiânia para o Piauí,  isso, com o término da greve da polícia civil.

Entenda o caso

Dois corpos decapitados foram encontrados enterrados no quintal de uma residência no bairro Piauí, em Parnaíba, município a 318 km de Teresina, no dia 1º de março deste ano. Os corpos foram esquartejados e estavam amarrados apresentando sinais de que foram gravemente torturados antes da execução. Um dos corpos foi partido ao meio além de decaptado e outro estava com mãos e pés amarrados. As cabeças e partes do corpo estavam enterradas em buracos diferentes do terreno.

Já as vítimas foram identificadas como o professor de inglês Paulo Henrique Lima Caldas,  natural de São Luís-MA, 47 anos e  David Soares Maciel, natural de Parnaíba-PI, 29 anos.

Cinco foram presos e um menor de idade apreendido suspeitos de esquartejarem e decapitarem dois homens no litoral do Piauí. 

Os suspeitos foram identificados como Jonas de Brito Martins, 20 anos, Franciely Oliveira Pereira, 23 anos, Francisco de Assis Júnior, 28 anos,  um menor de idade, Luís Evangelista Guedelha, vulgo Lulu, 26 anos e Francisco de Assis Guedelha, 32 anos, sendo estes dois últimos irmãos. 

Fonte:portaldocatita

Hospital de Parnaíba realiza 20 cirurgias do Mutirão de Pediatria

A clínica pediátrica do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, foi especialmente ambientada para receber as 20 primeiras crianças atendidas pelo Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas daquela região. Os procedimentos cirúrgicos iniciaram neste sábado (07), tendo continuidade até o último final de semana de abril. Antes de serem encaminhadas ao Centro Cirúrgico, as crianças passaram pelo acolhimento, junto à equipe de enfermagem da Clínica Pediátrica e em seguida vivenciaram uma série de atividades lúdicas.

Essa é mais uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para reduzir de forma significativa a fila de espera por um procedimento cirúrgico. “São 20 cirurgias pediátricas, num esforço de toda esquipe para tirar as crianças da fila de espera por uma cirurgia. Este esforço vai continuar nos próximos finais de semana”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destacando a “orientação do governador Wellington Dias que sejam realizados grandes mutirões de cirurgias para se diminuir a demanda por todo estado do Piauí”.

A Dona Sandra Regina, mãe do Nícolas Sérgio, de 6 anos, relata que já esperava pela oportunidade da cirurgia para seu filho há cinco anos e que agora, graças ao Mutirão de Cirurgias Pediátricas, ela conseguiu rapidamente ser atendida. Dona Sandra ressaltou a ausência de burocracia em todo o processo, o que para ela levou mais alívio em ver que o Nícolas logo seria atendido. 

Aline Souza levou o pequeno Miguel Lorenzo, 2 anos, para uma cirurgia de hérnia, diagnosticada no início deste ano e que já será realizada através deste Mutirão. Aline destaca que contar com este serviço proporcionado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, “é maravilhoso para as crianças e também para as famílias, que ficam muito felizes em ver acabar o sofrimento de seus filhos”. 

Adrízia Fontenele, diretora do HEDA, assegura que neste momento, o hospital atende uma grande demanda de crianças que passaram por consultas e também pela realização de exames no próprio hospital, para agilizar ainda mais o processo. Adrízia afirma que hoje o sentimento “é de grande satisfação em poder contribuir ainda mais com a saúde das crianças e das famílias, que não precisaram por exemplo, deslocarem-se até a capital para a realização desses procedimentos”.

Desde que foi implantado, no início de março de 2018, o Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas, já atendeu mais de 700 crianças. Esse final, o Mutirão ocorre em diversos hospitais da rede estadual, como o de Campo Maior, Bom Jesus e Luzilândia.
 
Fonte: Ccom

Hospital de Parnaíba inicia cirurgias com videolaparoscopia

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, começa, neste sábado (7), a realizar cirurgias por meio de videolaparoscopia, que pretende aumentar em 20% o número de cirurgias realizadas no hospital por mês. As técnicas, inéditas no na unidade, são minimamente invasivas e “sem cortes”, o que proporciona benefícios como recuperação mais rápida, retorno laboral precoce e morbidade menor ao paciente. 

A realização dos procedimentos pelo SUS no Heda foi possível graças à aquisição da videocâmara e equipamentos por meio do programa Renova Saúde, que prevê a modernização do parque tecnológico da rede hospitalar estadual, dando mais resolutividade ao interior.

Segundo o diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar, Neres Júnior, a expectativa do aumento no número de cirurgias por mês é  “graças à técnica que proporciona um menor tempo no centro cirúrgico. Então, poderemos fazer mais cirurgias por dia, além de termos menos risco de infecção hospitalar por não haver cortes. Outro benefício é o menor período de internação, gerando maior rotatividade dos leitos, que ficarão disponível para outros pacientes”. 

O procedimento só era realizado em Teresina e, com o processo de descentralização da Secretaria de Estado da Saúde, agora é possível que pessoas no interior do estado sejam atendidas sem o deslocamento para capital.

Além de Teresina e Parnaíba, a videolaparoscopia já é uma realidade para o Hospital Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, e será implantada no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, e no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. 

Mutirão de Cirurgias Pediátricas

Neste sábado (7) e domingo (8), também serão realizadas no Heda cirurgias pelo Mutirão Pediátrico. No hospital, foi registrada uma grande procura pelos procedimentos, sendo que, a meta já foi superada, como explica a diretora-geral, Adrizia Fontenele. "Inicialmente eram previstas 80 consultas e que, devido ao aumento da procura, serão realizados 150 atendimentos até o fim de abril. Atendemos até agora 95 crianças e aumentamos nossa capacidade para atender toda a demanda dessa região”, comenta a gestora. 

O projeto da Secretaria de Estado da Saúde pretende descentralizar a assistência para o interior e responder, de forma rápida e resolutiva, aos pacientes que necessitam passar por procedimentos cirúrgicos, como geral e pediátrico, de acordo com as demandas dos municípios.

Os mutirões devem atender mais de mil crianças de todos os territórios, com consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, em dez hospitais da rede estadual.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

HEDA em Parnaíba receberá mutirão de cirurgias pediátricas

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) será contemplado com o Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, neste final de semana.

A articulação para o mutirão, que atenderá crianças na fila de espera por uma cirurgia, através do Sistema Único de Saúde (SUS), foi discutida durante reunião na Sesapi, com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto; o deputado Dr. Hélio Oliveira e a diretora do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, Adrizia Fontenele.

“Essa política de mutirões no sentido de  zerar a fila de espera, como acontece também com os mutirões de catarata, e agora na área infantil, será importante para atender aos anseios e necessidades da população parnaibana”, comentou o deputado.

O Mutirão de Cirurgias Pediátricas já atendeu mais de 700 crianças em todo o Piauí. De acordo com o secretário de Saúde, Florentino Neto, até o final desta semana, mais de 200 crianças serão atendidas nos hospitais de Parnaíba, Floriano, São João do Piauí, Luzilândia, Campo Maior e Bom Jesus.

Fonte: parnaibapontocom

AMA de Parnaíba terá liberação de emenda parlamentar

Em pronunciamento na Câmara nesta quarta-feira (04), o deputado Heráclito Fortes (DEM) destacou o trabalho social desenvolvido pela Associação das Mães e Amigas dos Autistas (AMA) de Parnaíba, uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo prestar atendimento a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista – TEA.

O parlamentar piauiense assumiu o compromisso de se integrar ao trabalho da Associação e ajudar através da liberação de emendas parlamentares. “Hoje, eu coloquei (e vou discutir os detalhes com o prefeito Mão Santa) os primeiros recursos para que esta Associação possa realmente funcionar a contento. Portanto, eu quero, de público, comunicar às pessoas que compõem a AMA e às mães de autistas que, a partir de agora nós iniciamos a liberação de recursos para que elas continuem a desenvolver esse importante trabalho que merece o louvor, a admiração e o apoio de todos nós”, disse Heráclito Fortes.

Heráclito comentou ainda sobre a visita do Ministro da Educação, Mendonça Filho, a Parnaíba, onde foi recebido por representantes da Associação. Na ocasião, foi assinado termo de convênio celebrado entre o município de Parnaíba (PI) e AMA (Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Parnaíba).

A AMA de Parnaíba é filiada à AMA/Teresina, sendo que em todo o Brasil são apenas 17 municípios que possuem núcleo da instituição. Em Parnaíba, a Associação existe há 3 anos, aproximadamente, mas passou a ser institucionalizada a partir de dezembro do ano passado.

Fonte: Ascom

Pai e filha são suspeitos de usar empresas de fachadas para aplicar golpes

Pai e filha são suspeitos de aplicar vários golpes em pessoas de Parnaíba. Nesta quarta-feira(28), a filha Karenn Cristina da Silva Martins foi presa em cumprimento ao mandado de prisão e com ela foram apreendidos vários cheques, documentos, celulares, um cofre e um automóvel. Em um dos golpes deu um prejuízo de R$ 100 mil. 

Karenn juntamente com seu pai Cláudio Waquim Martins, que está foragido, são suspeitos da prática de diversos crimes, inclusive estelionatos e lavagem de dinheiro.

De acordo com o titular da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), delegado João Rodrigo Luna, são várias formas de crime que eles praticavam. “Eles vendiam terrenos que não existiam, diziam que iam construir casas e não construíam, criaram pelo menos oito empresas de fachada e soltavam vários cheques sem fundo”, descreveu o delegado que já investiga os golpes em três inquéritos diferentes. 

Ele acredita que a dupla tenha feito mais vítimas, que devem aparecer nos próximos dias após a prisão de Karenn. “Cláudio já está foragido há alguns dias, temos pistas e estamos pedindo auxílio de outros estados. Estamos investigando a participação de outras pessoas nos crimes também”, destacou Luna.

Ele disse que teve uma professora que fez um empréstimo, deu R$ 30 mil na compra de um terreno, mas nunca recebeu o imóvel. “Ela está com depressão com a família destruída, nunca conseguiu se recuperar do golpe”, revelou o delegado. 

Cláudio Waquim também teve prisão preventiva decretada e hoje é considerado foragido da Justiça. 

Foragido - Cláudio Waquim 

 

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Projeto do Distrito Industrial é apresentado em Parnaíba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), promoveu um encontro com autoridades e demais interessados em conhecer o projeto do Distrito Industrial da cidade de Parnaíba, na última segunda-feira (26), durante um encontro na Associação Comercial do município, localizada no Porto das Barcas. Os participantes tiraram suas dúvidas sobre o empreendimento que promete ser um dos maiores espaços de comercialização de produtos da região.

O assessor técnico da Sedet, Raimundo Castro, apresentou detalhes da infraestrutura, como as condições de trafegabilidade e logística para o deslocamento de caminhões. “O setor industrial parnaibano ganhará um novo campo de oportunidades, gerando empregos diretos e indiretos, além de aquecer a economia de toda a região. É um passo muito importante, pois atraem novos negócios e fornece um espaço totalmente integrado para os consumidores, abrindo espaço para a exportação”, destacou.

O Distrito Industrial de Parnaíba conta com uma área de 85.256, 84 m², sendo que, inicialmente, será dividido em quatro zonas, segundo as respectivas atividades da empresa. Cada setor tem o total de 56 lotes, com o tamanho de 100 x 500.  Conforme a Lei 6.883/2016, o custo será subsidiado em 5% do valor para os interessados em investir no empreendimento.

O projeto contemplará terraplanagem; pavimentação; drenagem superficial; sinalização; rede de distribuição de energia, água e esgoto. “O distrito industrial oferecerá oportunidades para o surgimento de novos empresários, que muitas vezes, necessitam apenas de um incentivo para começar e mudar de vida. O espaço também trará uma boa visibilidade para os turistas que visitam a região e aproveitam o turismo da cidade”, avalia o vereador Ronaldo da Silva Prado.

Fonte: Ccom

Saraiva: Parnaíba ganha o segundo maior teatro do Estado

Com capacidade para mais de 300 lugares, o Teatro Saraiva, em Parnaíba, abre as portas como o segundo maior teatro do Piauí. O espaço foi idealizado e construído pelo ator e diretor Joaquim Lopes Saraiva, um entusiasta cultural. Numa parceria firmada com o Governo no Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), as obras foram concluídas e o sonho do Sr. Saraiva se tornou uma realidade.

"Há cinco anos o prédio estava erguido e o Saraiva chamou vários artistas para saber como poderíamos contribuir com este espaço. O tempo passou e hoje estamos vendo a concretização desse sonho. Ele é um visionário e, em nome da arte que defendo há 20 anos, só posso agradecer”, diz o ator, durante a solenidade de inauguração do teatro.

O dramaturgo Aci Campelo também elogiou a iniciativa e determinação de Saraiva, bem como a parceria que contribuiu para a entrega do espaço. “É com garra e determinação que construímos os momentos mais sublimes da história. Parabéns ao Saraiva e ao Fábio Novo, que dissemina nossa cultura pelo Piauí, com amor e carinho. Obrigado”, completa Aci.

“Desde que assumimos a Secult, em 2015, sabíamos que Parnaíba merecia um olhar especial. Quando tomei conhecimento do Saraiva e da história dele, que tantas vezes bateu na porta do poder público, mas não conseguia concretizar seu sonho, decidimos nos dar as mãos. O teatro hoje possui equipamentos de ponta e pode receber grandes espetáculos. É o segundo maior do Estado. Parnaíba está de parabéns pelo Saraiva, que começou este sonho. Só viemos ajudar a terminá-lo. A cidade precisa muito desse equipamento”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

Com a entrega do Teatro Saraiva, Parnaíba também passa a receber os projetos realizados pela Secult. Na quinta-feira, a casa recebeu show do cantor Paulo Ricardo, pelo projeto Seis e Meia.

No local, há cinco salas, teatro, dois camarins, um café-bar, além de acomodação para os artistas que vão se apresentar no espaço. Já no hall de entrada, uma exposição foi montada com várias obras de artistas plásticos de Parnaíba, entre eles Dacira Brandão, Jackson Lopes e Francisco Pedro.

A reforma contemplou som e iluminação, troca do piso do palco, pintura interna, cortina, carpetes, climatização, plataforma para deficientes, poltronas e caixa cênica.

As obras foram realizadas com o apoio do Governo do Estado, através da Secult e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec). O valor investido é de RS 1.393.940,00.


cidades@cidadeverde.com

Nova universidade no Piauí ampliará ensino e abrirá concurso público


Atual Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Reis Velloso (foto:Chico Rasta)

O campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí está a um passo de se transformar em Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) – Campus Ministro Reis Velloso, no município de Parnaíba.  

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o diretor do campi, Dr. Alexandro Marinho Oliveira, relatou que a proposta de criação foi aprovada pela Câmara dos Deputados, no dia 20 de março deste ano, e aguarda sanção do presidente da República, Michel Temer (MDB). Com a transição poderão surgir novas oportunidades de graduação, pós-graduação, ampliação do número de vagas e de concursos públicos para preencher o quadro de funcionários.

A medida está prevista em substitutivo do Senado Federal ao Projeto de Lei 5.272/16, do Poder Executivo. O texto dos senadores inclui a criação de outra universidade por desmembramento, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), originada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

“A criação está para sansão presidencial e, assim que assinar o papel, todo o campi, o patrimônio, vai ser transferido para a UFDPar. Vai existir todo um processo de transição, que pode durar uns dois anos. É um processo que requer muito trabalho e atenção, pois vai movimentar muita gente, a migração de quase 5 mil alunos da graduação, fora os da pós-graduação; além dos setores”.

O diretor ressaltou que será necessário criar setores até então inexistentes no campus, como as pró-reitorias, como as de Administração e Planejamento e Orçamento. Também será necessária toda uma migração do sistema acadêmico, a criação de um Centro Jurídico e de uma Superintendência de Comunicação Social, por exemplo.


Dr. Alexandro Marinho (foto:Gilson Brito)

Orçamento

Dr. Alexandro Marinho alertou que é preciso orçamento para que a transição ocorra e que, até o momento, não há muitas informações de como os recursos irão chegar para o funcionamento da nova universidade, para atender tanto o processo de transição como para às novas demandas.

“É preciso um financiamento, pois temos ‘x’ de custeio, ‘x’ de capital. No orçamento de 2018 não estava previsto o orçamento para as novas unidades, então, vai ter que ser colocado. O de 2018, o Congresso (Nacional) já aprovou no ano passado e foi sancionado. Até então, as unidades não estavam criadas. Agora, a lei de orçamento deverá contemplar para 2019”, explicou o diretor.

Enem

Criada a UFDPar, o Piauí possuirá três universidades pública, pois já se tem a Universidade Federal do Piauí e a Universidade Estadual do Piauí.

O diretor destaca ainda que, sancionada a criação neste ano, a UFDPar já poderá entrar como escolha para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio 2019.

“Se tudo ‘andar direitinho’, os estudantes já vai ter essa opção: antes era o Campi Parnaíba da Ufpi, agora será a Universidade do Delta do Parnaíba. O que trará para o Estado mais investimentos, mais recursos, e a ampliação de ensino”, afirma o diretor.


Atual Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Reis Velloso (foto:Chico Rasta)

Graduações e Pós-Graduação 

Atualmente, o campus de Parnaíba dispõe de 12 cursos de graduação, voltados para as seguintes áreas:

  • Ciências da Biológicas e da Saúde: Ciências Biológicas  | Ciências Biomédicas | Fisioterapia  | Psicologia | Medicina
  • Ciências Sociais e Aplicadas: Administração | Ciências Contábeis | Ciências Econômicas | Turismo
  • Ciências da Educação: Pedagogia
  • Ciências Exatas e da Natureza: Engenharia de Pesca | Matemática

Para ingresso em nível de pós-graduação:

  • PPGBIOTEC - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia
  • PPGAPM - Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia
  • PPGCBM - Programa ee Pós-Graduação Em Ciências Biomédicas (11.00.29.41)
  • PROFMATPAR - Programa de Pós-Graduação em Matemática - Profissional - Parnaíba
  • PPGPSI - Programa de Pós Graduação em Psicologia -  Parnaiba
  • PPGSM - Programa de Pós Graduação em Saúde da Mulher

Parnaiba é a maior cidade da região deltáica, considerada o centro receptor e difusor do desenvolvimento da região, que congrega municípios dos Estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Possui uma população de mais de 140 mil habitantes, sendo o segundo mais populoso do Estado. É possuidor de muitas belezas naturais, algumas dotadas de grande valor histórico para o Piauí. Nas proximidades do centro da cidade, na região denominada de Porto das Barcas, há inúmeros imóveis históricos. O município desponta como pólo turistico piauiense, sendo a principal base de apoio para quem deseja conhecer o litoral do Piauí e o Delta do Parnaíba.

A região do Delta do Parnaíba unifica, por suas características históricas, geográgicas, biológicas, socio-econômicas e culturais, regiões pertencentes aos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Naquela região, a cidade de Parnaíba ocupou historicamente um lugar de destaque quando ocorreram dois ciclos econômicos de significado nacional: o primeiro baseado na produção de charque e o segundo na produção de cera de carnaúba. Hoje, apesar da perda da posição de destaque econômico nacional, ainda é Parnaíba a cidade motora do desenvolvimento da região norte do Estado, pois suas escolas, suas feiras, seus hospitais, bancos, hotéis e o variado comércio ainda servem e sustentam essa comunidade de triplice subordinação territorial.

O Campus Universitário de Parnaíba, está situado na cidade de Parnaíba-PI, ao extremo norte do Estado, distando de 336 km de Teresina. Endereço: Av. São Sebastião, nº 2819 - B. Nossa Senhora de Fátima, Parnaíba-PI. Cep: 64.202-020.

Fonte: UFPI

 

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com
Com informações da Câmara dos Deputados

Posts anteriores