Cidadeverde.com

Veículo colide em carros e invade academia em Parnaíba

  • PHB_academia_7.jpg Portal do catita
  • PHB_academia_3.jpg Portal do catita
  • PHB_academia_1.jpg Portal do catita
  • PHB_academia_5.jpg Portal do catita
  • PHB_academia_2.jpg Portal do catita
  • PHB_academia_6.jpg Portal do catita
  • PHB_academia_4.jpg Portal do catita
  • PHB_academia.jpg Portal do catita

O PPTran (Pelotão de Policiamento de Trânsito) e o corpo de Bombeiros Militar foram acionados para atender uma ocorrência de acidente tipo colisão por volta das 17hs desta terça-feira (6), na Avenida Nossa Senhora de Fátima, bairro São Benedito em Parnaíba, litoral do Piauí. 

Um veículo modelo L 200 Triton desgovernado colidiu em dois veículos, um Polo e um Corola que estavam estacionados e invadiu a ala interna de uma academia.

De acordo com a informação e a dinâmica do acidente, um homem ainda não identificado teria realizado uma manobra de ré e perdido o controle da direção, indo colidir contra os dois carros estacionados e a fachada da academia.

O veículo causador do acidente estava em frente a uma pizzaria. Um aluno da academia informou que no momento do acidente achou que o prédio estaria desabando devido a forte colisão. 

Na colisão a ala interna da academia ficou destruída. Por sorte não atingiu os alunos. O condutor do carro que causou o acidente ficou ferido e foi socorrido pelos bombeiros.

Com informações portal do catita/Jornal da Parnaíba

Homem morre e mulher fica ferida após briga em Parnaíba

Foto: Reprodução Google Street View

Uma briga entre usuários de drogas acabou em um homicídio na madrugada desta terça-feira (6) no bairro São Francisco da Guarita, em Parnaíba. Um homem identificado como Francisco das Chagas, de 36 anos, foi encontrado morto junto com uma mulher gravemente ferida identificada como Maria Cleonice. As duas vítimas estavam feridas vítimas de objeto perfurante, supostamente uma faca.

"Por volta das 1h30, nossa guarnição foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo usuários de drogas. Um deles feriu uma mulher e esfaqueou outro que morreu no local", relatou o tenente coronel Antônio Pacífico, comandante da Polícia Militar em Parnaíba.

A Polícia Militar fez rondas no local mas o suspeito de ter cometido o crime permanece foragido.

Maria Cleonice foi encaminhada para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde  (HEDA). A perícia foi encaminhada ao local e o IML recolheu o corpo de Francisco das Chagas.

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

Prédio que terá nome de Bolsonaro é de posse da Fecomércio, diz Valdeci

O presidente da Federação do Comércio do Piauí (Fecomercio) Sesc/Senac, Valdeci Cavalcante, esclareceu que o prédio "Miranda Osório" em homenagem ao presidente da República Jair Bolsonaro,  localizado em Parnaíba (PI), está em posse da Fecomercio. Neste prédio será instalada a primeira escola militar do SESC, que levará o nome de Bolsonaro. 

Na entrevista, Cavalcante mostrou a declaração do cartório informando que o móvel não possui registro, a declinação do prefeito Mão Santa cedendo para a Fecomercio, o termo de compromisso com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para restaurá-lo, o documento de interdição (por abandono) do Corpo de Bombeiros (desde 2013) e a origem do imóvel de 1901 (de quando foi criado o ginásio parnaibano pelos empresários de Parnaíba), além do Código Civil. 

A solenidade, que contará com a presença de Jair Bolsonaro, acontecerá no dia 14 de agosto em Parnaíba. 


Homenagem ao Bolsonaro 

Questionado sobre a homenagem ao nome de Jair Bolsonaro, o presidente da Fecomercio explicou que a entidade é de Direito Privado, não recebe dinheiro público e, por isso, pode homenagear quem desejar. 

"A Federação do Comércio Sesc/Senac é pessoa jurídica de direito privado. Então, nós não recebemos um centavo de dinheiro público, e nem queremos receber. Nós somos mantidos pela classe empresarial. Todos os meses nós pagamos o Sesc/Senac para que o nosso empregado do comércio e a comunidade como um todo tenham uma boa formação".

Posse do prédio

Cavalcante explicou que na década de 30, o governador Leônidas Melo queria implementar em Parnaíba o curso científico. "Ele pediu um prédio emprestado ao município para instalar, e o prédio que o inspetor federal de ensino aprovou foi o prédio do Miranda Osório. Foi instalado o curso científico lá, onde eu estudei, o Alberto Silva, Tiago Rodrigues".

Já na década de 60, segundo Cavalcante, o governador Helvídio Nunes inaugurou um prédio em Parnaíba chamado Colégio Estadual Lima Rebelo, onde passou a funcionar o curso científico, que depois ficou abandonado. 

"Depois de abandonado, o Mão Santa veio a ser governador. Assim que assumiu, por amor ao prédio, que o pai dele foi inspetor federal de ensino neste prédio, mandou fazer uma revitalização  e mandou instalar a Faculdade de Direito da Uespi. Não demorou muito tempo, também foi abandonado, e a faculdade passou a funcionar em outro prédio".

Em 2013, o Corpo de Bombeiros interditou o prédio porque estava desmoronando. "Esse prédio, fica em frente a minha casa em Parnaíba. E eu via traficantes, drogados, muita gente desocupada morando. Eu via a hora do prédio pegar fogo. Então, fui ao governador (Wellington Dias): esse prédio não pertence ao Estado, mas foi ele que estava na posse, por último, me entregue esse prédio para que eu possa restaurar". Mas o pedido, de acordo com Cavalcante, não evoluiu. 

Fotos: Analice Borges/Cidadeverde.com



Cavalcante ressaltou que mesmo tendo a última posse, quem tem direito ao local é quem possui o domínio da escritura e, quem não tem a escritura, é de quem está na posse. "O Estado não estava mais na posse; ele tinha abandonado". E, segundo o artigo1276 do Código Civil, de acordo com ele, é claro quanto a isso: " O imóvel urbano que o proprietário abandonar, com a intenção de não mais o conservar em seu patrimônio, e que se não encontrar na posse de outrem, poderá ser arrecadado, como bem vago, e passar, três anos depois, à propriedade do Município ou à do Distrito Federal, se se achar nas respectivas circunscrições". 

Sem retorno do Estado, a Fecomercio foi em busca da Prefeitura de Parnaíba. "Contei a história pro Mão Santa. Estava dependendo de você (Mão Santa) porque no Iphan consta que tem duas verbas prontas para a cidade de Parnaíba: uma é para a restauração do prédio Miranda Osório e a outra para a restauração do Parque da Refesa. (Ele disse) 'que esse dinheiro nunca vem, eu vou é te dar esse prédio, Valdeci, para tu fazer porque sei que faz'". 

O prefeito Mão Santa redigiu um documento declinando o direito de usar o prédio antigo, do Miranda Osório, do dia 13 de novembro de 2018. "Depois que ele declinou, eu fui ao Iphan e disse: eu tenho um documento de interdição desse prédio, que está pronto para restaurar, tenho o documento de cartório de registro de imóveis declarando que esse bem não tem dono e matrícula; quando não tem, o local pertence a quem está na posse e, quem está na posse, é a Federação do Comércio". 

"Então, quando não tem dono, quem é dono é quem está com a posse. Então, ninguém pode entrar com ação contra a Federação do Comércio se não mostrar a certidão de Registro de Imóvel dizendo quem é o dono; como ninguém vai mostrar porque não tem. Então, quem é o dono é quem está na posse, zelando pelo imóvel". 

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

 

Ofertas de voos para o município de Parnaíba será ampliada

Foto reprodução

A Companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras, vai ampliar as ofertas de horários de voos para a cidade de Parnaíba PI. A empresa já teve seus pedidos aceitos no HOTRAN (Horário de Transportes) na Anac.

As novas ofertas de voos, partirão do Aeroporto Internacional de Viracopos SP, a novidade na oferta de voos são os novos horários que foram alterados pela a companhia.

A Azul continuará com apenas um voo aos sábados, mas serão  horários diferentes aos sábados para o Litoral do Piauí com escala em Teresina.

Serão voos aos sábados. Um deles sairá do Aeroporto de Viracopos às 14:10, com chegada no Aeroporto Prefeito Dr. João Silva Filho para as 17:35. Um outro voo do dia sairá às 14:45 com chegada para às 18:05. O Terceiro, quarto e quinto, também decolaram às 14:45 com chegada em Parnaíba para às 18:05.

Para Teresina, a companhia também alterou o horário das ofertas de voos partindo de Parnaíba. O primeiro voo sairá de Parnaíba às 18:05, com chegada em Teresina para às 18:45. O segundo, terceiro e quarto, sairão todos às 18:35 com chegada em Teresina para às 19:15. O quinto sairá às 18:40 com chegada em Teresina para às 19:20.

Todos os voos, já foram aprovados na ANAC e já estão em vigor, a aeronave continuará a ser o Embraer 195 de capacidade para até 120 passageiros.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)  confirmou as mudanças da Azul para Parnaíba PI, e confirmou via assessoria de imprensa que os voos já estão validados e disponíveis para a Azul Linhas Aéreas Brasileiras  

Com informações PHB Airline News/jornaldaparnaiba

Valdeci Cavalcante confirma que escola em Parnaíba terá o nome de Jair Bolsonaro

 

O presidente da Fecomércio e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, Valdeci Cavalcante, confirmou que dará nome de Jair Bolsonaro a primeira escola militar do Sesc, uma homenagem ao Presidente da República. 

A previsão é que o presidente participe da inauguração da escola em Parnaíba, no litoral piauiense, no dia 14 de agosto. 

"Vamos prestar essa homenagem a ele (o presidente Jair Bolsonaro). O Sesc de Luis Correia já prestou homenagem colocando o Centro de Convenções com o nome do governador Wellington Dias e o nosso Centro Cultural João Paulo dos Reis Velloso foi inaugurado com ele vivo. Nós procuramos homenagear pessoas vivas", justificou Cavalcante. 

Ele acrescenta que a visita de Jair Bolsonaro à escola está prevista para as 13h, do dia 14. 

"Vamos criar uma escola onde vamos adotar a pedagogia do Sesc, mas com uma formação cívica, patriótica. Está praticamente garantida a presença de Bolsonaro, tanto é que estamos colocando nossa inauguração às 13h, do dia 14, para adaptar à agenda do presidente", conclui  Valdeci Cavalcante. 

Projeto piloto

Valdeci Cavalcante informou que o Sesc vai construir escolas militares em todos os estados e o projeto piloto sairá do Piauí. 

"É uma escola militar normal com a pedagogia do Sesc, mas com disciplina militar ressaltando o amor a pátria, a honestidade, o civismo, educação moral e cívica", disse Valdeci Cavalcante.

Ele ressalta que atualmente várias escolas públicas defendem o uso de maconha, pichações e de alunos agredir professores. "A nossa escola dará disciplina aos estudantes".

Valdeci lembrou que Parnaíba tem escolas tradicionais que já formou cinco governadores, 12 senadores, mais de 20 parlamentares e ministros.

Capacitada para 400 alunos

A primeira escola militar do Sesc atenderá estudantes do sistema, filhos de comerciários e alunos de famílias carentes. A capacidade é para atender 400 alunos. 

Legislação

Em razão de sua natureza privada, o Sesc e os sistemas "S" podem denominar os prédios com nomes de pessoas vivas. A proibição se refere a denominação aos  órgãos públicos.

"O Sesc é uma empresa de pessoa jurídica privada, criada pelos empresários do comércio e serviços de turismos e mantida por eles. Não existe nenhuma ilegalidade", garantiu o presidente. 

 

Graciane Sousa e Yala Sena
redacao@cidadeverde.com

Audiência pública sobre novo complexo eólico no litoral tem nova data

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar) informa que a audiência pública que irá discutir o processo de solicitação de licença ambiental do Complexo Delta 10 da empresa Ômega Energia tem novas datas de realização, 14 e 15 de agosto.

Os encontros são abertos e têm por objetivo prestar esclarecimentos à população sobre as características e impactos do empreendimento.  “Durante a audiência, são apresentadas as principais informações sobre o empreendimento, os reflexos e as características ambientais; além das intervenções propostas para implantação e as medidas de prevenção, atenuação e compensação ambiental”, explica  Sádia Castro, secretária de Estado do Meio Ambiente.

O Complexo Eólico Delta 10 é um empreendimento da empresa Ômega Desenvolvimento de Energia, companhia de energia elétrica que prevê a instalação de 52 aerogeradores no litoral piauiense. A energia elétrica gerada pelo Complexo Eólico Delta 10 contribuirá para o atendimento da demanda por energia do país, abrangendo as regiões sul, sudeste, centro-oeste, nordeste e parte da região norte.

Serviço: Audiência Pública – Complexo Eólico “Delta 10”
Data:
– 14/08, quarta, às 19h, no Centro Paroquial São João Batista, situado na Rua Bela Vista, s/n – Centro, na cidade de Ilha Grande – PI;
– 15/08, quinta, às 19h, no Clube Zeca Militão, situado na rodovia PI 116, nº 2035, zona rural, Povoado de Pedra do Sal, município de Parnaíba-PI.
Fonte: CCOM

Irmãos adolescentes são suspeitos de lesionar pescoço de mototaxista em tentativa de assalto

Dois irmãos adolescentes foram apreendidos nesse domingo (28) após uma tentativa de assalto a um mototaxista em Parnaíba, no litoral do Estado. 
 
Segundo a Polícia Militar, os dois tentaram oubar a moto do mototáxi e ainda lesionaram o pescoço do homem com uma faca. Populares perceberam a ação e seguraram os menores de idade até a chegada da polícia. O corte na vítima foi superficial. 
 
Os irmãos têm idade entre 13 e 15 anos. Os dois foram apreendidos e encaminhados à Central de Flagrantes de Parnaíba. 
 
O tenente coronel Antônio Pacífico, comandante da Polícia Militar em Parnaíba, disse ao Cidadeverde.com que poucas ocorrências foram registradas no litoral nestas férias e que o período está sendo considerado tranquilo. 
 
 
 
Izabella Pimentel
redacao@cidadeverde.com 

Oferta de cirurgia cardíaca será ampliada no Piauí

Foto: Ascom Sesapi

A Secretaria Estadual de Saúde está aguardando pronunciamentos das Comissões Intergestoras Regionais da Planície Litorânea e dos Cocais para aprovar, na reunião do próximo dia 9 de agosto, a realização de cirurgias cardíacas na Maternidade Marques Bastos, em Parnaíba.

Na última reunião da CIB, o secretário Florentino Neto fez um esforço para dar mais celeridade ao processo e chegou a colocar o assunto em Pauta. No entanto, os conselheiros consideraram importante ouvir os municípios das regiões da Planície Litorânea e dos Cocais, por meio de suas Comissões Regionais, sobre a proposta da Maternidade Marques Bastos.

Desta forma, o Secretário determinou que as Comissões Regionais dos Municípios devem se manifestar até o dia sete de agosto, tendo em vista que já incluiu o assunto novamente na pauta da reunião do próximo dia nove.

O Secretário Florentino Neto informou que a Sesapi tem pressa na ampliação da cirurgia cardíaca no Piauí.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Parnaíba: operário morre ao levar choque de 13 mil volts em obra

Um trabalhador da área da construção civil, identificado como Raimundo Nonato da Cruz, 35 anos, morreu ao sofrer uma descarga elétrica nessa terça-feira (23) em Parnaíba, região Norte do Estado.

O operário estava trabalhando na obra de um prédio quando pegou em uma das vigas próximas à fiação elétrica. O comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura, disse ao Cidadeverde.com que Raimundo sofreu uma descarga de 13.000 volts e morreu no local.

Perícia criminal foi realizada no prédio. As informações iniciais são de que a vítima é natural de Barreirinhas (MA). 

 

 

Izabella Pimentel
izabella@cidadeverde.com

Polícia ambiental apreende 30 pássaros silvestres em Parnaíba

  • pass-4.jpg BPA-PI
  • pass-5.jpg BPA-PI
  • passa-2.jpg BPA-PI
  • passaro-1.jpg BPA-PI
  • passaro-3.jpg BPA-PI

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu na manhã desta terça-feira (23), cerca de 30 pássaros silvestres no município de Parnaíba, a 318 quilômetros de Teresina. 

“A guarnição avistou algumas aves silvestres em cativeiro na varanda da residência. Ao ser abordado, constatou-se que o envolvido tinha as aves em cativeiro sem a devida permissão, autorização ou licença da autoridade competente”, informou o capitão Josué de Lima, do BPA. 

As aves são da fauna nativa piauiense e não apresentavam sinais de maus-tratos. Elas foram soltas em uma mata da cidade.

O Batalhão de Polícia Ambiental recebe denúncias através do telefone WhatsApp: (86) 9 9514 3417

Na noite dessa segunda-feira (22), o batalhão ambiental desativou uma rinha no município de Luís Correia.

Valmir Macêdo
valmirmacedo@cidadeverde.com

Posts anteriores