Cidadeverde.com

Suspeito de agredir mulher em via pública é morto após "decreto" de facção

Por Graciane Araújo

Um suspeito com histórico de violência contra a mulher foi assassinado na tarde desta quarta-feira (28) dentro da própria casa no bairro São José, em Parnaíba, no litoral do estado. O Cidadeverde.com apurou que Tácito Vilar Rodrigues agrediu violentamente, a chutes e tapas, a companheira há alguns dias, crime que foi gravado por moradores, e que teria motivado uma facção criminosa a "decretar" a morte. 

"As informações preliminares é que ele foi preso em flagrante por agressão à sua companheira, foi solto na audiência de custódia e agora foi morto por membros de facção que atua nesta área do São José. A Polícia Civil vai investigar o caso e confirmar se há relação entre os casos", explica o tenente-coronel Inácio Delgado, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar.

Tácito Vilar que era ex-presidiário foi assassinado com cerca de seis tiros. Os criminosos chegaram de moto e o executaram. O caso é investigado pela Polícia Civil de Parnaíba.

Foto: Reprodução

Mecânico que teria sido confundido com assaltante de joalheria deixa prisão em Parnaíba

Foto: Acervo pessoal

Weslley Carvalho com o filho caçula no colo após deixar a prisão

Por Roberto Araujo

O mecânico Weslley Carvalho de Sousa, de 26 anos, deixou a Penitenciária Mista de Parnaíba no início da tarde desta quarta-feira (28) com festa dos familiares e amigos que o aguardavam fora do local. Ele foi preso no dia 20 de fevereiro suspeito de participar de furto a uma joalheria de um shopping ocorrido no dia 02 de setembro de 2023. Os familiares e amigos contestam essa prisão, alegando que o homem participava de uma competição de ciclismo na cidade de Buriti dos Lopes no dia do crime.

O advogado Albérico Ribeiro informou que ele deixou a penitenciária após a defesa apresentar provas de que ele estava participando da disputa ciclística no momento em que é apontada a ocorrência do crime. Segundo ele, a participação dele na competição está provada porque, durante a ocorrência do crime, ele assinou uma ficha de participação da disputa de ciclismo e o aparelho telefônico dele registrou por georreferenciamento o circuito da corrida. 

"Nós colhemos as provas e fornecemos para a defensoria entrar por uma questão de estratégia. Eles pediram pedido de revogação de prisão. Ai houve o parecer do Ministério Público favorável ontem, dia 27, pela soltura, e hoje foi autorizada a saída dele, pela justiça", disse ao Cidadeverde.com.

As investigações sobre o crime continuam e Weslley segue na condição de acusado. Com os indícios apresentados pela defesa, ele está em liberdade condicional, devendo comparecer mensalmente ao fórum. Ele está sendo monitorado por uma tornozeleira eletrônica. 

"Ele está sob as condições de comparecer mensalmente ao fórum, as condições da liberdade e assinar sobre as suas atividades econômicas e financeiras, provar que está na cidade e trabalhando, declaração que está na cidade e trabalhando. E o segundo quesito é que ele se recolha em seu lar entre as 22h e 6h", citou.

O caso 

Segundo informações da 2ª Delegacia Especializada de Crimes Contra o Patrimônio (DEPATRI-PHB), a investigação chegou até Weslley após analisar as imagens de câmeras de segurança do shopping onde fica localizada a loja. Além disso, o mecânico teria sido reconhecido por testemunhas do crime ouvidas pela Polícia Civil.

O crime começou por volta das 22h no dia 02 de setembro, um sábado. Segundo os depoimentos a que a defesa teve acesso, quatro pessoas teriam chegado até a loja. Três distraíram o segurança do estabelecimento, enquanto uma entrou na loja e permaneceu lá até às 10h do dia 03 de setembro, de onde saiu levando mercadorias da empresa. À época, a empresa não divulgou quanto foi furtado da loja.

A prefeitura de Buriti dos Lopes divulgou nota de esclarecimento, informando que a competição que Weslley participou teve início às 6h, do dia 03 de setembro, e foi concluída por volta do meio-dia.

O caso está correndo em segredo de justiça. 

Ciclistas fizeram uma manifestação pela liberdade de Weslley em fevereiro

Leia também: Mecânico é preso suspeito de participar de furto a joalheria; família diz que homem estava em competição de ciclismo

Gracinha diz que pesquisa qualitativa ajudará a definir pré-candidato em Parnaíba

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

Por Yala Sena 

A deputada estadual, Gracinha Mão Santa (Progressistas), informou ao portal Cidadeverde.com que pesquisa qualitativa irá ajudar a definir o pré-candidato à prefeitura de Parnaíba, representando o grupo do atual prefeito Mão Santa (União Brasil). 

Vários nomes são apontados como pré-candidatos governistas, inclusive do secretariado de Mão Santa, no entanto não há uma oficialização do grupo. Gracinha reafirmou que no final de março será anunciado o nome para a chapa majoritária. 

“No grupo, nós acordamos de ter debates internos, seletos, mas a gente só fala o nome do pré-candidato no final de março”, disse Gracinha.

De acordo com Gracinha, a pesquisa será feita por instituto de confiança do grupo.

“Existem muitos institutos de pesquisas, que me desculpem os donos, que têm muitas ligações políticas. A gente prefere fazer as nossas para manter o sigilo e que as informações nos guiem. Nesse momento a pesquisa mais importante não é a quantitativa, mas a qualitativa”. 

Ao ser questionada sobre a possibilidade do grupo apoiar Zé Hamilton Castelo Branco, Gracinha afirma: “A gente não responde direcionada a “A”, “B” ou “C”, até mesmo porque não é ofensas contra A, B ou C. É decisões partidária de um grupo, é continuação de gestão para superar e não o regresso. O nome será definido pelo grupo, ouvindo a população. Tem muitos nomes querendo ser prefeito, vice, vereadores, mas a gente quer ver histórico, passado, presente e a perspectiva do futuro para a nossa cidade”, disse.

Em Parnaíba, o deputado Dr. Hélio (MDB) foi confirmado pré-candidato da oposição.  

Salas de aula e laboratórios de Odontologia da Uespi em Parnaíba alagam após temporal

Foto: Adecesp Uespi

Salas de aula, laboratórios e a clínica do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Parnaíba, foram afetadas durante a chuva desta segunda-feira (26). Salas de professores no campus central, também foram atingidas e houve a perda de materiais de trabalho, pesquisa e mobiliário. 

“O prédio possui um problema estrutural em boa parte do seu teto, problema de longa data, o qual é anualmente remediado com intervenções paliativas que não resolvem a raiz do problema”, afirma a professora Bruna Verna, coordenadora do curso de odontologia. 

A coordenadora diz que a expectativa é que o prédio seja reformado este ano. Algumas reuniões e visitas foram realizadas, mas ainda sem definição sobre o início das obras. 

“Enquanto isso, sofremos com cada chuva. Dependendo da intensidade da chuva, nossa clínica fica com o piso alagado, as paredes e o teto infiltrados. Tanto da clínica como das salas de aula, laboratórios e corredores”, complementa a coordenadora.

Por meio de nota, a assessoria da Uespi informou que a construção do novo telhado da Facoe (Faculdade de Odontologia) está será prevista dentro do calendário de obras para o campus de Parnaíba, que irá receber 5,5 milhões de investimentos. "Já existe o projeto para substituição total do telhado com início ainda este ano", finaliza a nota

 

Da Redação

Mão Santa delega à Gracinha escolha de pré-candidato que será anunciado em março

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa (União Brasil), delegou à deputada estadual Gracinha (Progressistas), filha dele, a escolha e anuncio sobre quem será o pré-candidato a prefeito na cidade. 

Em entrevista ao Cidadeverde.com, Gracinha Mão Santa disse que o pré-candidato já foi escolhido. Mas, só será anunciado em março. 

“Você pode ter certeza que tem total afinidade e construção com Parnaíba durante os sete anos conosco. A gente, como prometeu, só diz em março e coletivamente todos. Esse nome já foi definido desde um dia que eu fiz uma postagem”, declarou. 

Questionanda por jornalistas, Gracinha Mão Santa confirmou que o nome virá do secretariado da prefeitura. A deputada fez mistério sobre o nome, mas revelou que Gil Borges (Finanças) e Emanuel Brito (Defesa Civil) participaram da decisão.

Famílias são retiradas de áreas alagadas em Parnaíba; Três cidades do PI tem recorde de acúmulo de chuva

Foto: Reprodução redes sociais

Por Adriana Magalhães

A cidade de Parnaíba, a 340 km de Teresina, registrou 154 milímetros de chuva nas últimas 24 horas e deixou ruas e residências alagadas, principalmente na região conhecida como piscinão, no bairro Piauí. O Corpo de Bombeiros, uma equipe está no local retirando as famílias que residem em áreas de risco e que desejam sair.

"Estamos com uma equipe do Corpo de Bombeiros, com uma lancha, dando assistência às famílias que estão em situação de risco e querem sair do local, não temos dados ainda sobre a quantidade de famílias atingidas", disse o major Costa, comandante do 3° Grupamento de Bombeiros Militar de Parnaíba.

O bairro Piauí é um dos mais populosos de Parnaíba, a área conhecida como psicinão é o entroncamento de algumas ruas do bairro, numa área de depressão, que costuma acumular muita água da chuva.

Para minimizar o problema da região, a Prefeitura de Parnaíba colocou, há alguns anos, um sistema de bombas, que faz retirada da água da chuva do local. Mas segundo a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh, Parnaíba registrou um volume expressivo de chuvas em poucas horas.

"Municípios como Parnaíba, que receberam grande acumulado de chuvas em poucas horas, estão em alerta de risco hidrológico, também. São cidades que podem apresentar pontos de alagamento e de movimentação do solo, como deslizamentos de terra, explicou.

Ainda segundo a climatologista, as chuvas na região devem seguir até o dia 25 de fevereiro.

 

Maior volume de chuva

Piauí registrou os três maiores volume de chuva nas últimas 24 horas.

Os municípios de São João do Piauí, Parnaíba e Oeiras registraram os três maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os dados do Inmet mostram que até as 8h desta quarta-feira (21) a cidade de São João do Piauí registrou 177,8 milímetros de chuva. O município fica localizado na região Sul do estado, na macrorregião do semiárido piauiense, e está distante cerca de 459 quilômetros de Teresina.

Já a cidade de Parnaíba, no Norte do Estado, registrou 154,8 milímetros de chuva. E o município de Oeiras, no Sul do Piauí, registrou 110,4 milímetros de chuva. Santa Cruz do Piauí (118 mm) e Ilha Grande (106 mm) também registraram chuva expressiva.

A previsão para todo o estado para os próximos dias segue sendo de chuva.

Cidades do litoral do Piauí estão com o fornecimento de água suspenso nesta terça (20)

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Por Rebeca Lima

A Agespisa, responsável pelo abastecimento de água no interior do Piauí, comunicou que os municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia, litoral do estado, estão com o fornecimento de água suspenso nesta terça-feira (20) até às 18h.

Segundo a empresa, a suspensão é programada para o serviço de interligação entre a estação elevatória e o poço nº 02 da Estação de Tratamento de Água IV.

A Agespisa destacou ainda que a interligação deve melhorar o abastecimento na região.

Já o fornecimento de água deve ser normalizado de forma gradual após a conclusão dos trabalhos.

Falta de água em Monsenhor Gil

O município de Monsenhor Gil (a 56 km de Teresina) também está com o fornecimento de água suspenso nesta terça-feira (20).

A Agespisa informou que o motivo é a paralisação do poço nº 05 devido à falta de energia elétrica e que a situação está atingindo 75% da cidade.

A empresa destacou que acionou a Equatorial e aguarda o restabelecimento da energia para retomar a distribuição de água.

Homem e mulher grávida são presos em Parnaíba suspeitos de extorquir prefeito do interior do PI

Foto: PC-PI

Por Breno Moreno (com informações da PC-PI)

Um homem de 25 anos, identificado como Eugênio Oliveira da Silva, foi preso na última quarta-feira (14) em Parnaíba, após denúncias de que estaria usando um perfil falso no Facebook para extorquir o prefeito de Bom Princípio do Piauí. Além do gestor, outras duas pessoas realizaram boletim de ocorrência contra o suspeito.  

A prisão foi realizada por uma equipe da 2ª Delegacia Seccional e do Núcleo de Inteligência, da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), com apoio da Força Tática da Polícia Militar (PM). “A equipe já havia levantado o endereço do investigado e diligenciou imediatamente ao local”, explicou o delegado Ayslan Magalhães.

Segundo as investigações, o suspeito se passava por "Leo Galeno" nas redes sociais, ameaçando divulgar imagens íntimas e conversas, reais ou fictícias, bem como montagens para difamar e atacar a vida íntima das pessoas das vítimas. No local da prisão, os policiais encontraram chips e celulares que seriam usados para cometer os crimes.

Após a prisão do suspeito, a PC-PI realizou diligências e localizou outra pessoa que estaria envolvida no esquema. Uma adolescente de 19, grávida de nove meses, receberia em sua conta bancária as transferências financeiras das vítimas por meio de PIX. 

Durante a abordagem policial, a jovem se recusou a entregar o celular e colaborar com a investigação. Em seu endereço, foram encontrados drogas, balança de precisão, material para embalagem de entorpecentes e aproximadamente R$ 1,4 mil em espécie. 

Ambos os presos foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Parnaíba. Eugênio deve ser indiciado pelos crimes de extorsão, associação criminosa e falsa identidade. 

Estrutura turística da Lagoa do Portinho terá revitalização

O governador Rafael Fonteles assinou, nesta terça-feira (6), a ordem de serviço que dará início às obras de revitalização do ponto turístico Lagoa do Portinho, em Parnaíba, litoral do estado. A obra, que será executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), terá investimentos de R$ 6 milhões e tem previsão de inauguração dentro do prazo de seis meses.

O governador destacou que essa é mais uma obra que visa ao fortalecimento do turismo sustentável no Piauí. “Essa grande obra vai garantir um ponto turístico totalmente revitalizado e é com essa perspectiva ambiental que o Piauí vai ser reconhecido cada vez mais como o melhor lugar para o turismo com sustentabilidade”, destacou Fonteles.

O secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, apontou que essa obra tornará a Lagoa do Portinho cada vez mais atrativa para os turistas que visitam o litoral. “O objetivo é levar mais infraestrutura de atendimento ao turista e de preservação ambiental. São duas ações extremamente importantes para atender melhor e tornar o litoral do Piauí mais atrativo para os turistas e deixar cada vez mais belo esse cartão postal que é a Lagoa do Portinho”, comemorou o gestor.

O projeto de revitalização contempla a construção do Parque Ambiental e de um Centro de Apoio à Educação e Preservação do Meio Ambiente. A princípio, a obra tinha a previsão de entrega no prazo de 360 dias, mas a duração foi reduzida para seis meses pela própria construtora da obra.

A revitalização da Lagoa do Portinho faz parte de uma série de investimentos do Governo do Estado no fortalecimento do ecoturismo no Piauí. O governador Rafael Fonteles destacou outros pontos que também estão ou já receberam investimentos. “Nós estamos com um compromisso muito grande com o litoral do estado, recentemente entregamos o Porto dos Tatus, em Ilha Grande, já começamos a fazer o processo de urbanização, ligando Cajueiro da Praia até Barra Grande e, em breve, estaremos apresentando para a comunidade os investimentos que iremos fazer na orla da Pedra do Sal e na Praia de Atalaia”, detalhou Rafael.

Ccom

Corpo decapitado e carbonizado é encontrado em estrada que dá acesso à Lagoa do Portinho

Por Graciane Araújo

Um homem foi executado com requintes de crueldade na estrada Carpina, que liga a BR-402 à Lagoa do Portinho, em Parnaíba, litoral do Piauí. Além de ter sido carbonizado, ele foi decapitado e a cabeça deixada ao lado da vítima. 

"O local é muito isolado, escuro. Acreditamos que ele foi vítima de toda essa violência lá mesmo no local. Populares encontraram o corpo por volta de 10h e acionaram a PM", informou o subcomandante do 27º BPM, major Valdeci Galeno. 

Até  a tarde deste sábado (03), a vítima não havia sido identificada. 

Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e perícia criminal foram acionados. O caso será investigado pela Polícia Civil do Piauí. 

Foto: divulgação PM-PI

Posts anteriores