Cidadeverde.com

PM prende acusado de furtar depósito de construção em Parnaíba

Uma Patrulha da Policia Militar de Parnaíba, prendeu em flagrante por volta das 19h00 da última terça-feira (11), o elemento identificado como Francisco Wellington Rodrigues Santos, 22 anos, conhecido Branco, residente à Rua B, nº 415, bairro Planalto Tremembés, acusado de furtar objetos de um deposito de material para construção localizado na Morada da Universidade.

A policia apreendeu na casa do investigado 13 cavaletes tipo andaimes de ferro, uma pia, peças de carro e fios elétricos, todos subtraídos do citado deposito. Segundo a vítima, de seu estabelecimento foi levado uma geladeira, fogão, botijão de gás de cozinha, TV de 48 polegadas, bicicleta de marcha, ar-condicionado, 18 portas, 15 janelas e dezenas de aves.

A policia ainda apreendeu um facão, facas e simulacro de arma de fogo. Uma parte do material furtado do depósito foi encontrada na casa de Branco.

Outro suspeito ainda foi conduzido para central de flagrantes, porém, não chegou a ser autuado. Branco que já tem passagem pelo sistema prisional, permaneceu preso acusado de furto.

*Com informações portal do catita

Tubarão raro é achado em praia e gera alerta de desequilíbrio ambiental

  • tubaraoraro.jpg Cidadeverde.com
  • Sem_Título-5.jpg Cidadeverde.com
  • Sem_Título-4.jpg Cidadeverde.com
  • Sem_Título-3.jpg Cidadeverde.com
  • Sem_Título-2.jpg Cidadeverde.com
  • Sem_Título-1.jpg Cidadeverde.com

A aparição de um tubarão raro na praia da Pedra do Sal causou alerta entre pesquisadores da vida marinha no litoral do Piauí. O animal conhecido popularmente como tubarão-boca-grande, de nome científico, Megachasma pelagios,  foi encontrado boiando por pescadores que trabalhavam na região e trazido para a margem na tarde da última segunda-feira (10) em Parnaíba, município a 318 km de Teresina. 

Segundo Geórgia Aragão, doutoranda em Sistemas Costeiros e Oceânicos e pesquisadora do IPIPEA, esta é a primeira vez que é registrada a aparição desta espécie no Piauí. No mundo inteiro, pouquíssimos animais já foram vistos. "Para se ter uma ideia da raridade deste animal, em 2016 houveram somente 68 registros de captura e avistagem em todo o mundo", pontua a pesquisadora.

A aparição do animal acende um sinal de alerta para o possível desequilíbrio ambiental na região. "Há várias hipóteses que precisam ser analisadas, mas trata-se de um animal raríssimo, e de profundidade. Sua morte pode ser algo relacionado a interação pesqueira ou mesmo a uma patologia do animal", explica a especialista.

O tubarão-boca-grande é um filtrador assim como o tubarão baleia e não possui dentes como ouros grandes tubarões. Ele se alimenta de planctons e medusas e nada sempre com a boca aberta. O animal encontrado no litoral tinha marcas de mordida de tubarão chaturo e parecia fresco, levando a crer que sua morte era recente.

"O animal foi pego, tiraram fotos, mediram e dividiram entre os pescadores. Não há barreiras para a pesca da espécie, mas preocupa os pesquisadores por ser rara e um importante objeto de pesquisa", lamenta Geórgia.

A pesquisadora alerta ainda para a hipótese do animal ter sido capturado através da pesca de arrasto de fundo ou com uso de espinheis em águas oceânicas, mas não foram encontradas marcas no animal. O Ibama, a Capitania dos Portos e a Polícia Federal, fiscalizam a pesca no litoral do Piauí.

Boca-grande, o tubarão das profundezas

Podendo atingir 5 metros de comprimento, o tubarão-boca-grande vive nas profundezas do oceano e raramente é visto ou filmado por humanos. Pouco se sabe sobre a espécie, descoberta somente em 1976 - quando um tubarão-boca-grande foi acidentalmente arrastado por um navio de pesquisa perto da costa do Havaí.

Desde então, apenas algumas dezenas de tubarões do tipo foram avistados pelo mundo. Eles nadam com suas enormes bocas abertas, em busca de plâncton e águas-vivas.

Em maio de 2017, mais um espécime foi visto no oceano Pacífico, desta vez por pescadores perto da costa de Tóquio, no Japão. Acredita-se que a fêmea tenha subido à superfície para se alimentar. Ela foi encontrada viva em uma rede de pesca, mas não sobreviveu.

 

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

PM prende suspeito de tráfico de drogas e roubo no litoral do Piauí

Policiais militares do 2º BPM de Parnaíba prenderam na manhã desta segunda-feira (10), um elemento identificado como Josenilson Andrade de Souza, 21 anos, conhecido “Bomberim da Ilha”.

O acusado estava escondido em uma casa localizada no povoado Barro Vermelho, zona rural do município de Ilha Grande do Piauí.

O imóvel passou uma vistoria e no local foram encontrados dois tabletes de maconha prensada, duas garrafas contendo uma substância liquida semelhante ao loló, cinco trouxas de cocaína, além de um pedaço de pó branco petrificado da mesma substância.

Os militares ainda encontraram no quintal da casa investigada, um pedaço de crack e mais 19 pedrinhas da mesma substância, e uma porção pequena de maconha.

Bomberim está sendo investigado como autor do roubo de um veículo modelo Gol ocorrido no último dia 31 de agosto de 2018, no bairro São Judas Tadeu. O acusado negou às acusações e contou ao delegado que não era o dono da droga.

O acusado já havia sido preso e processado no mesmo crime pela comarca da capital.

*Com informações portal do catita

Incêndio de grandes proporções atinge vegetação em Parnaíba

Um incêndio destruiu parte da vegetação de um terreno que fica no bairro Tabuleiro, na cidade de Parnaíba. O Corpo de Bombeiros foi acionado no final da tarde deste domingo (2), para controlar as chamas que ameaçavam atingir residências próximas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, existem várias hipóteses para o início do incêndio, que pode ter sido criminoso ou uma  faísca trazida pelo ar que possa ter caído em uma área de vegetação seca.

Moradores do local ajudaram a equipe do Corpo de Bombeiros e utilizaram mangueiras domésticas para que não tivessem suas residências queimadas.

Apesar do incômodo sofrido com a fumaça, não houve feridos nem perdas materiais para as famílias.

Fonte: Tribuna da Parnaíba

DNIT realiza recuperação do trecho urbano da BR 402 em Parnaíba

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) está realizando os serviços de recuperação asfáltica na BR 402, em Parnaíba, na altura do trecho entre a 'entrada do Dirceu' e o comercial Toureiro, a área mais danificada pelas chuvas e o fluxo de veículos pesados. 

No período chuvoso forma-se uma verdadeira lagoa na região, criando muitos transtornos para condutores de veículos e pedestres que circulam no local. 

A licitação para a obra ocorreu em dezembro de 2017, mas somente agora, em agosto de 2018, o órgao federal iniciou os trabalhos na área. 

Fonte: Peagabê

Mulher esfaqueia a outra em via pública após bebedeira em Parnaíba

Em meio a uma discussão, uma mulher esfaqueou a outra em via pública no bairro Pindorama, em Parnaíba, na noite de domingo (26). 

O delegado Rodrigo Mello informou ao Cidadeverde.com que até o momento não está confirmado o parentesco das duas.  Uma delas sofreu escoriações na região do rosto e está em observação no hospital regional; a outra já está na Central de Flagrantes aguardando os procedimentos cabíveis.

“Elas estão muito alcoolizadas. Não conseguimos fazer muita coisa porque elas ‘não falam nada com nada’. Pegamos apenas o prontuário da hospitalizada, e nele está ‘escoriações no corpo’. Acredito que ela deve ter alta hoje”, disse o delegado. 

O sargento Das Chagas, da Polícia Militar do Piauí, relatou que a viatura recebeu a ocorrência por volta as 20 horas, e seria uma discussão entre primas no meio da via pública, próximo a residência delas.

A população informou ao sargento que as brigas entre esses familiares é comum. No momento da briga, ambas estavam armadas.  

As envolvidas na briga foram identificadas como Maria do Carmo Alves Fernandes e Francineide da Silva Alves.

“Recebemos a informação de esfaqueamento entre duas primas, e nos deslocamos até o local. Uma delas estaria um facão e uma faca. Elas entraram em luta corporal. Elas estavam bêbedas, estavam bebendo juntos e teriam se desentendido”, disse o sargento.  


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Preso mototaxista suspeito de realizar série de assaltos em Parnaíba

Foi preso neste domingo às 15h um homem suspeito de se passar por mototaxista para realizar uma série de assaltos em Parnaíba.

José Machado Mendes, de 51 anos, foi reconhecido nas imagens das câmeras de segurança de uma residência quando da ação delituosa que ele cometeu na última quinta-feira (23) quando na companhia de um comparsa ainda não identificado rendeu duas jovens nas proximidades do Conjunto Jardim América no Bairro Rodoviária e roubaram todos os pertences delas!

A dupla usava uma moto Honda Fan CG 150 de cor vermelha para cometer os assaltos. O piloto utilizava-se de um colete para se passar por mototaxista. O garupeiro, portando arma de fogo, se encarregava de abordar as vítimas.

Ao tomar conhecimento das imagens a Polícia iniciou as investigações e após denúncias foi efetuada a prisão do suspeito na tarde deste domingo (26) por uma guarnição da Policia Militar comandada pelo Sgto Farlon Machado. 

Em seu depoimento na Central de Flagrantes, José Machado alegou em sua defesa que foi contratado para fazer uma corrida e não sabia que o homem iria praticar assalto, mas as imagens desmentem sua versão.

Fonte: jornaldaparnaiba

TCE-PI inaugura novas instalações da Subesede de Parnaíba

Com a presença de conselheiros, diretores, auditores de Controle Externo e servidores, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) inaugurou no último sábado (25) as novas instalações da Subsede de Parnaíba. O evento ocorreu em solenidade rápida, com as bênçãos do frei Emanoel Pereira e a participação de prefeitos, secretários municipais e servidores públicos de Parnaíba e de municípios da região. 

Localizada no Parnaíba Shopping, a Subsede de Parnaíba funciona desde janeiro, atendendo aos gestores e cidadãos de Parnaíba e de mais 11 municípios da região – Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Murici dos Portelas, Caxingó, Cocal, Caraúbas do Piauí, Cocal dos Alves e Joaquim Pires. O espaço ganhou novas e modernas instalações, proporcionando mais funcionalidade e conforto aos servidores e jurisdicionados.

O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, disse que a Subsede de Parnaíba coloca o TCE-PI mais próximo do cidadão e mais presente nos municípios, e fortalece o atendimento e a fiscalização na região Norte. A Subsede de Parnaíba é a primeira das unidades do TCE-PI no interior do Estado – estão sendo instaladas mais duas subsedes no interior, uma em Picos e outra em Bom Jesus. 

O objetivo, disse ele, é ampliar a fiscalização de obras, serviços e contratos, e aperfeiçoar os mecanismos de combate às irregularidades na gestão pública. “Essas subsedes atendem à estratégia de interiorização das atividades do TCE-PI. Por meio delas, estamos levando atendimento aos gestores e à população, e ampliando o alcance da nossa fiscalização e de outras atividades que visam ao controle externo e ao combate às fraudes e à corrupção na gestão pública”, disse ele.


cidades@cidadeverde.com

Servente de pedreiro é morto a facadas dentro de casa no litoral

O servente de pedreiro identificado como Francisco Antônio dos Santos Madalena, 44 anos, foi encontrado morto dentro de casa, na manhã deste domingo (19), pela Polícia Militar. 

A vítima tinha sinais de pelo menos três perfurações, que, pela análise da PM, teriam sido facadas. A ocorrência aconteceu na Rua Itaúna, bairro Planalto, conjunto Porto das Barcas, em Parnaíba, litoral do Piauí.

O corpo foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para a realização da perícia. A perícia ainda não tem informações sobre o autor do crime. 

Francisco Madalena, segundo testemunhas, morava sozinho e trabalhava em uma construtora, no mesmo município. 

Objetos com suspeita de procedência ilícita estavam no imóvel e podem ajudar a polícia na investigação do caso.

Com informações do Blog do Pessoa
redacao@cidadeverde.com

Homem é assassinado a golpes de faca no Bairro Catanduvas, em Parnaíba

Um jovem identificado como José Lucas Félix dos Santos de aproximadamente 22 anos foi morto após sair de uma festa na madrugada desta terça-feira (14). O jovem morreu após ser atingido com pelo menos 20 perfurações, na Rua I, bairro João XXII, em Parnaíba.

Conforme informações de populares, a vítima seguia para casa quando os suspeitos se aproximaram, efetuaram as perfurações e fugiram em seguida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi solicitado para prestar socorro à vítima, mas ao chegar no local foi constatado que o jovem estava morto.

A perícia técnica realizou os procedimentos de praxe que devem auxiliar na investigação do crime. O corpo foi encaminhado para o Posto Avançado do Instituto Médico Legal (IML) no bairro Frei Higino.

Testemunhas ainda relataram que a vítima era um rapaz tranquilo e não mexia com ninguém.

Imagens de câmeras de segurança de uma residência em frente ao local do crime serão solicitadas para identificar os assassinos.

com informações: Click Parnaíba | Jornal da Parnaíba

Posts anteriores