Polícia prende homem por crime ambiental e liberta 55 pássaros

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Piauí recuperou nesta sexta-feira (22) pássaros de várias espécies que eram criados em cativeiro. Uma pessoa, que não teve identificação divulgada, foi presa e as 55 aves liberadas.

Dentre as espécies encontradas estavam galos de campina, curiós e papagaios. As gaiolas em que os animais eram mantidos presos foram destruídas por militares. Juntos, os objetos foram avaliados em R$ 10 mil. 

A operação aconteceu no residencial Mário Covas, na zona Sul de Teresina. O preso foi encaminhado para a Central de Flagrantes. O detido será enquadro por crime ambiental e pode receber pena de até seis anos de prisão.

“Muitas pessoas acham que não estão fazendo nada. Mas geralmente os animais se reproduzem e acabam sendo vendidos. Mas tudo depende da situação como os animais são encontrados”, disse a comandante do Batalhão Ambiental, coronel Júlia Beatriz.

Criar animais silvestres em cativeiro é proibido por lei. Após lavratura da infração, os animais foram devolvidos a natureza.

Lívio Galeno Com informações de Vinícius Vainner redacao@cidadeverde.com