Justiça começa a tirar tempo de propaganda de candidatos do Piauí

Em decisão divulgada na noite da última quarta-feira (27), o juiz Sandro Helano Soares Santiago condenou os candidatos Wellington Dias (PT) e Elmano Férrer (PTB) a perderem tempo no tempo de sua próxima propaganda eleitoral.

Raoni Barbosa/Cidade Verde

A pena é de seis segundos para o tempo de propaganda de Wellington Dias e quatro segundos para o candidato Elmano Férrer. É a primeira decisão das eleições de 2014 no Piauí para perda de tempo dos candidatos majoritários por invasão no horário dos candidatos proporcionais.

A punição ocorre por conta de vinhetas com nomes e números dos candidatos a governador e senador, respectivamente, no horário eleitoral destinado aos candidatos a deputado. A ação foi movida pela coligação "Piauí no Coração', do candidato a governador Zé Filho (PMDB).

Até então, a Justiça Eleitoral do Piauí havia punido coligações somente com a retirada dos trechos questionados. É o cado de outra decisão de ontem, que puniu sete candidatos a deputado estadual da coligação "Piauí no Coração" a terem suas falas cortadas quando mencionaram o nome dos candidatos Zé Filho e Wilson Martins (PSB), que disputa vaga no Senado. 

Também ontem, o juiz Sebastião Firmino Lima Filho negou liminar ao deputado federal Assis Carvalho (PT), candidato à reeleição, para retirar do ar a propaganda do candidato Afrânio Gomes (PSC). Sem aparecer na TV e apenas usando um locutor, o candidato do PSC usou seu tempo para exibir reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, que questiona contratos do parlamentar petista. 

O advogado Germano Tavares, que defende a coligação "A Vitória com a Força do Povo", afirmou que também já acionou a coligação adversária pelo mesmo problema e aguarda decisões futuras no mesmo sentido, com corte no tempo de propaganda de Zé Filho. Ele frisa ainda que as duas coligações já fizeram alterações em suas propagandas. 

Fábio Lima fabiolima@cidadeverde.com