Polícia Militar lança ação e pede apoio de vizinhos no reforço da segurança

A Polícia Militar do Piauí lançou na manhã desta sexta-feira (19) uma ação batizada de "Vizinhos amigos unidos pela paz social". A polícia comunitária quer estimular as pessoas, no momento de medo e insegurança, a procurarem os vizinhos para medidas de auxílio mútuo. 

No lançamento, foi distribuído um panfleto com dicas essenciais de segurança, com espaço para colocar o nome e telefone de quatro vizinhos, além dos números de telefones úteis, inclusive das viaturas do Ronda Cidadão que atuam na região. 

A ação foi lançada pelo coronel Raimundo Rodrigues, comandante do batalhão de policiamento comunitário Ronda Cidadão. 

Entre as seis dicas apresentadas está a de que o morador procure conhecer os seus vizinhos e combine com ele medidas de ações mútuas. 

"Queremos unir forças, interagir de forma proativa com a comunidade no sentido de reduzirmos a violência e estarmos em paz social", declarou o comandante. Segundo ele, a ação será cotidiana, reforçando a filosofia do Ronda Cidadão de estar proximo da comunidade.

Só em 2013, o Ronda Cidadão conduziu 1.435 pessoas, apreendeu 157 armas e 197 veículos. 

Veja as dicas do Ronda Cidadão:

- Evite passar por locais desertos e de pouca iluminação; - Fuja de rotina, mude de itinerário e horário; - Ao sair ou chegar ao seu lar, observe se não há pessoas estranhas nas imediações de sua residência ou se não está sendo seguido por alguém; - Diante de uma situação que necessite contatar com uma pessoa que mora próximo, conte com os telefones dos seus vizinhos amigos; - Em caso de ocorrência ou algo suspeito, ligue para a Polícia Militar.

 

Yala Sena (flash) Fábio Lima (da Redação) redacao@cidadeverde.com