Quem exagera em junk food pode perder o gosto por dietas saudáveis

Uma pesquisa recente feita pela revista “Frontiers in Psychology” revelou que pessoas que exageram no consumo dos famosos junk food, alimentos ricos em gordura e açúcar e de baixo valor nutritivo, acabam perdendo o interesse por alimentos que fazem parte de uma dieta equilibrada e saudável.

A especialista em farmacologia Margaret Morris e sua equipe de pesquisadores da Escola de Ciências Médicas da Universidade de New South Wales, descobriram que uma dieta pobre em nutrientes pode provocar mudanças permanentes nas áreas do circuito de recompensa do cérebro, que é o responsável pela sensação de prazer, e também no córtex orbitofrontal, que é o responsável pela tomada das decisões.

Os resultados do estudo, feito com ratos, mostraram que a alimentação pobre em nutrientes limita a capacidade das pessoas a consumir alguns tipos de alimentos.

“O mais interessante nesta descoberta é que, se o mesmo acontecer nos seres humanos, comer junk food pode mudar as nossas respostas aos sinais associados a recompensas do alimento. É como se você tivesse sorvete para o almoço e sentisse vontade de comer mais só de ouvir o carro do sorveteiro chegando”, afirma Margaret Morris.

A pesquisadora ainda diz que a medida que cresce a epidemia de obesidade, os anúncios podem ter um efeito maior sobre aqueles que estão acima do peso.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que mais de 10% da população adulta no mundo é obesa. Além disso, 2,8 milhões de pessoas morrem, todos os anos, por causa da obesidade ou excesso de peso.

Isso porque o sobrepeso é um dos principais fatores de riscos para diversas doenças, incluindo as cardiovasculares, câncer e diabetes.

Fonte: Universo Jatobá