Questionário na internet revela se homem tem disfunção erétil

Uma novidade positiva para a saúde dos homens. Agora, de uma forma bem discreta, eles podem responder um questionário disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e descobrir se têm algum problema de disfunção erétil. O urologista Giuliano Aita confirma que ainda há muita vergonha que separa o homem do médico e que a medida pode ajudar, mesmo que não dispense uma futura visita ao especialista. " Os estudos mostram que mais da metade dos homens demora mais de um ano após o aparecimento da dificuldade de ereção até procurarem ajuda especializada", explica Aita.

O médico explica que a disfunção erétil (DE), a ‘famosa’ impotência sexual, é caracterizada pela dificuldade persistente de obter e/ou manter uma ereção suficiente para permitir uma atividade sexual adequada, ou seja, que possibilite a penetração sexual. “Temos que deixar claro que as falhas ocasionais não configuram uma disfunção erétil. Além disso, a disfunção erétil e a doença cardiovascular compartilham dos mesmos fatores de risco, portanto, para preservar a função erétil é fundamental o cuidado com a saúde do coração.”, esclarece Giuliano Aita.

Cerca de 50% dos homens acima de 40 anos têm alguma queixa em relação às ereções. Destes, metade apresenta níveis elevados de HbA1c (fator relacionado ao diabetes) e colesterol, portanto a DE pode estar ligada a outras patologistas.

Fatores de risco Baixo nível de testosterona; Tabagismo;  Diabetes mellitus; Doenças cardiovasculares e hipertensão arterial sistêmica; Outras doenças crônicas; Medicamentos: vasodilatadores, anti-hipertensivos, hipoglicemiantes, antidepressivos, ansiolíticos; Drogas: maconha, codeína, cocaína, heroína, metadona; Alcoolismo; Obesidade; Cirurgias para tratamento do câncer de próstata.

Da redação