Cidadeverde.com

Questionário na internet revela se homem tem disfunção erétil

Imprimir

Uma novidade positiva para a saúde dos homens. Agora, de uma forma bem discreta, eles podem responder um questionário disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e descobrir se têm algum problema de disfunção erétil. O urologista Giuliano Aita confirma que ainda há muita vergonha que separa o homem do médico e que a medida pode ajudar, mesmo que não dispense uma futura visita ao especialista. " Os estudos mostram que mais da metade dos homens demora mais de um ano após o aparecimento da dificuldade de ereção até procurarem ajuda especializada", explica Aita.

Na página (www.sbu.org.br), o internauta poderá responder algumas perguntas específicas, que valem pontos e, ao final, dependendo do resultado, ele vai saber se precisa procurar ajuda médica. “A Sociedade Brasileira de Urologia tem promovido diversas campanhas com o objetivo de promover uma mudanc?a de paradigmas em relac?a?o a? ida do homem ao me?dico para a realizac?a?o de exames preventivos e esse teste, feito de forma simples e discreta pela internet, pode ajudar bastante a pessoa identificar se realmente sofre com o problema”, comenta Aita.

O médico explica que a disfunção erétil (DE), a ‘famosa’ impotência sexual, é caracterizada pela dificuldade persistente de obter e/ou manter uma ereção suficiente para permitir uma atividade sexual adequada, ou seja, que possibilite a penetração sexual. “Temos que deixar claro que as falhas ocasionais não configuram uma disfunção erétil. Além disso, a disfunção erétil e a doença cardiovascular compartilham dos mesmos fatores de risco, portanto, para preservar a função erétil é fundamental o cuidado com a saúde do coração.”, esclarece Giuliano Aita.

Como esclarece a Sociedade Brasileira de Urologia em seu site, além da origem psicogênica, a disfunção erétil pode ter causa orgânica ou mista (psicogênica e orgânica). Independentemente da causa, basicamente ocorre por um desequilíbrio entre a contração e o relaxamento da musculatura lisa do corpo cavernoso.

Cerca de 50% dos homens acima de 40 anos têm alguma queixa em relação às ereções. Destes, metade apresenta níveis elevados de HbA1c (fator relacionado ao diabetes) e colesterol, portanto a DE pode estar ligada a outras patologistas.

Giuliano Aita disse que o tratamento depende da causa da disfunção erétil, podendo incluir o acompanhamento psicológico associado ou não à terapia medicamentosa e, em caso extremos, até a prótese peniana.

Fatores de risco
Baixo nível de testosterona;
Tabagismo;
 Diabetes mellitus;
Doenças cardiovasculares e hipertensão arterial sistêmica;
Outras doenças crônicas;
Medicamentos: vasodilatadores, anti-hipertensivos, hipoglicemiantes, antidepressivos, ansiolíticos;
Drogas: maconha, codeína, cocaína, heroína, metadona;
Alcoolismo;
Obesidade;
Cirurgias para tratamento do câncer de próstata.

 

Da redação

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais