Fazenda da Paz disponibiliza 50 vagas para recuperação de dependentes químicos

 

A Fazenda da Paz está com 50 vagas abertas para a internação gratuita de dependentes químicos, através de convênio com a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), órgão da Prefeitura de Teresina. O centro de recuperação tem capacidade para atender até 300 usuários de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas). O público alvo são pessoas do sexo masculino, com idade mínima de 13 anos. A duração do tratamento é de no mínimo um ano. 

Para que seja iniciado o processo de entrada na entidade é necessário que o interessado se direcione a um dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Teresina, ou ao Escritório da Fazenda da Paz, onde recebem as primeiras orientações e são encaminhados para uma bateria de exames de saúde que são exigidos. Todo o atendimento é gratuito, e feito através de equipe multidisciplinar, além de dispor de atendimento coletivo e também individual com acompanhamento de profissionais da área de saúde como psicólogos, educadores físicos, nutricionistas e assistentes sociais.

De acordo com a gerente de Proteção Social Especial, Iracilda Braga,  o foco da instituição está na laborterapia, na disciplina e na conscientização. "A principal intenção da entidade é devolver o homem para a sociedade sem dependência nenhuma. No caso, é trabalhada a espiritualidade para devolver a dignidade ao indivíduo. Só são utilizados medicamentos em casos necessários. Acredito que uma droga não cura outra, só ajuda a amenizar uma situação", esclarece.

Para ter acesso ao tratamento, os adolescentes devem ser encaminhados pelo Conselho Tutelar ou pela Vara da Infância. O foco de todo o tratamento é na questão social, do trabalho, através de oficinas onde são capacitados e direcionados para o mercado de trabalho.

A Fazenda da Paz, que conta hoje com três Comunidades Terapêuticas, possui quadra poliesportiva, academia de ginástica, sala de informática, salas de aulas, lavanderia, refeitório, capela, dentre outros espaços. A instituição é uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública Municipal e Estadual, idealizada pelo Padre Pedro Balzi, em parceria com leigos da Arquidiocese da cidade de Teresina, e implantada por Célio Luiz Barbosa com o objetivo de prevenir, tratar e reinserir farmacodependentes e alcoólatras, a sede fica localizada na Rua São Pedro, N° 1841, Centro, telefone, (86) 3221-5995.

 

Da Redacao redacao@cidadeverde.com