Banco de Leite tem estoque reduzido e bebês podem ficar sem alimentação

Com o estoque baixo, o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), convoca mães que produzem leite em excesso para fazer doações. De acordo com a supervisora Vanessa Paz, nas duas semanas houveram quedas nas doações, o que afeta diretamente, em média 80 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva e UTI Neonatal da maternidade, que podem ficar sem alimentação.

"Com a proximidade das festividades de fim de ano o estoque cai. Até os três meses de idade, as mães tem bastante leite, mas com o tempo a produção vai diminuindo e elas deixam de ser doadoras. Algumas mudam de cidades ou encerram a licença maternidade e tudo isso contribue para o baixo estoque, atualmente de 15 litros no total", explica Vanessa Paz.

A supervisora do BLH, explica ainda que o estoque teria que duplicar para suprir a demanda dos bebês internados na maternidade. Por dia são arrecadados 2,5 litros. O ideal seria no mínimo 6 litros. 

"Esta campanha é de prevenção para evitar que o estoque diminua ainda mais. Diariamente os carros percorrem a capital e Timon recebendo coleta de mães que fizeram o agendamento. Às segundas, quartas e sextas, a coleta acontece nas zonas Norte e Leste. Às terças e quintas, nas zonas Sul e Sudeste e em Timon. As mães que preferirem também podem ir direto a sede", reitera.

Como doar

De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento os bancos, a doadora, além de apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.

Para doar, as mães devem entrar contato com o Banco de Leite Humano através dos telefones 0800 280 2522 ou (86) 3228 2022. Segundo as orientações do BLH, o leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias.

Ao retirar o leite é importante que a mãe siga algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados:

1- Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais; 2- Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço; 3- Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca; 4- Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

 

Graciane Sousa gracianesousa@cidadeverde.com