Delegado geral: menores estão envolvidos em 80% dos crimes em Teresina

Fotos: Jairo Moura / Cidade Verde

O caso da jovem de 26 anos, que foi assassinada por um adolescente ao reagir a um assalto na zona Sul de Teresina, trouxe à tona as discussões sobre a impunidade dos menores infratores. Em entrevista ao Jornal do Piauí desta terça-feira (27), o delegado geral do Piauí, Riedel Batista, afirmou que está sendo realizado um trabalho de mapeamento dos menores de idade envolvidos com a criminalidade, para que sejam tomadas as devidas providências.

“Fizemos um levantamento na Central de Flagrantes e constatamos que mais de 30 adolescentes têm mais de duas passagens pela polícia, por assaltos e até homicídios, mas estão soltos. Quando há flagrante, eles passam 45 dias internados e depois são soltos. É preciso que eles sejam julgados, para que fiquem os três anos que a lei permite”, declarou o delegado.

Riedel defendeu que a legislação brasileira deve ser revista para diminuir o número de casos envolvendo menores de idade reincidentes. “Essa é uma problemática vivida não só no Piauí, mas em todo o Brasil. Temos hoje 80% das ocorrências da polícia relacionadas ao envolvimento de adolescentes, especialmente em roubos e furtos, mas também em homicídios e latrocínios. Eles cometem esses crimes constantemente por causa da impunidade”, refletiu.

O delegado também citou as publicações nas redes sociais nos quais os menores exibem drogas e ostentam armas de fogo e dinheiro. "Também estamos investigando esses casos. A polícia está preparada para isso. Temos tecnologia e estamos capacitados", completou.

Jordana Cury jordanacury@cidadeverde.com