Última reportagem de série mostra seca em barragens Piaus e Fátima

O Jornal do Piauí exibiu, nesta quarta(4), a terceira e última reportagem da série “Água, o grande desafio”. A repórter Karina Matos foi até o município de São Julião, há quase 390 km de Teresina, mostrar como se encontra um dos maiores reservatórios artificiais de água do Piauí, a barragem Piaus.

Entre todas as barragens que a equipe da Tv mostrou na série, Piaus é a maior. Ela tem capacidade para armazenar quase 105 milhões de metros cúbicos de água e nesse momento tem apenas 8 milhões. Cinco municípios da região só tem água graças à barragem.

A água que sai de Piaus é levada há mais de cinquenta mil habitantes através de dutos e abastece: São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí. Até o ano passado existia na barragem um projeto de criação de peixes, que em maio, com a falta de oxigênio na água, houve a morte de 40 mil peixes.

De São Julião, a equipe da TV seguiu para Picos, onde fica a barragem de Fátima,  bem menor e que, de acordo com o DNOCS, ainda tem 2% do volume de água. Construída em 2008, ela represa as águas do rio macacos, que muitas vezes foi o responsável por alagar a cidade de Picos.

Depois da construção, os moradores da região só viram a barragem de Fátima encher uma vez. A água durou menos de um ano e nunca mais choveu o suficiente para ficar armazenada. Hoje a região é abastecida por apenas dois poços.

Em entrevista a Karina Matos, o agricultor Pedro Santos, que foi vigia da obra da barragem, lembrou a expectativa dos moradores com a construção e de como foi ver a água da chuva enchendo a barragem, fato que ficou no passado e na memória do povo. Com o sumiço da água, hoje, muitos agricultores da região, como seu Pedro, vivem do Bolsa Família. 

Com informações de Karina Matos/ TV Cidade Verde

Marcelo Lopes

marcelolopes@cidadeverde.com