Vídeo: presos causam tumulto no setor de triagem da Major César

Agentes penitenciários conseguiram conter um tumulto realizado pelos 20 detentos que estavam na triagem da Colônia Agrícola Major César. Eles reclamavam de que estavam no local há cerca de 30 dias. O fato foi gravado na última quarta-feira(1º) e divulgado pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) .  

Segundo o diretor administrativo do Sindicato, Kleiton Holanda, os detentos gritavam e batiam nas grades. “Os poucos agentes cercaram os detentos e conseguiram acalmá-los, mas a situação foi controlada mesmo à noite e ainda na madrugada um preso conseguiu fugir”, destacou. 

Além da Major César, o sindicato também pede atenção especial para a penitenciária Irmão Guido, pois os presos estão revoltados com a apreensão dos 30 celulares e das baterias que foram interceptados na revista de uma mulher também na quarta-feira. 

“Eles estão coagindo os agentes e ameaçando fazê-los de reféns. Os agentes estão sob forte pressão psicológica e queremos providências, porque tem que agir na prevenção com câmeras de vigilância, detectores de metais e scanners”, afirmou Kleiton Holanda. 

Secretaria de Justiça 

O diretor de inteligência da Secretaria de Justiça, tenente coronel Luiz Pitombeira, disse que foi realizado um trabalho preventivo nos presídios do interior e da capital com revistas para que neste feriado não houvesse nenhum tumulto. “Mesmo assim, tempos uma tropa de prontidão para qualquer necessidade”, afirmou.

Caroline Oliveira carolineoliveira@cidadeverde.com