Rejane Dias lança livro com ações e diz: "É um documento para o cidadão"

A secretária Estadual de Educação, Rejane Dias, lançou na noite desta segunda-feira (27) o livro: “Rejane: 1.460 dias de trabalho e perseverança”  documentando suas ações como deputada estadual. No livro são registrados os projetos, discursos, requerimentos, audiências públicas e sessões solenes. 

O lançamento aconteceu no salão nobre da Assembleia Legislativa e contou com a presença de várias autoridades. 

“É um documento para o cidadão. Foram discutidos muitos temas relevantes e eu achei que era importante registrar isso em um livro. A população precisa tomar conhecimento das leis aprovadas e seus benefícios, além de produzir um documento histórico que fica para a população”, disse Rejane Dias.

Segundo ela, nos quatro anos de mandato – de 2011 a 2014 - foram 400 requerimentos solicitando melhorias para os municípios do Piauí, além de elaboração de 85 projetos de leis e 45 deles sancionados. Tudo foi catalogado no livro que foi organizado pelo jornalista Mateus Noronha, que assessora a secretária desde o início do seu mandato. 

Entre os projetos destacados pela secretária está à criação da frente parlamentar de políticas públicas sobre drogas e aprovação do estatuto da pessoa com deficiência. Segundo Rejane, a experiência da frente parlamentar, visitando municípios do Estado, ajudou também na elaboração do plano da educação. 

“Fomos o 2º Estado do Brasil a produzir o seu próprio estatuto. No livro está também o projeto de criação do passe cultura, o projeto que trata do percentual de 5% para mulheres na construção civil e dos precatórios. O projeto possibilita o uso do precatório para a compra da casa própria e também para abater nas dívidas. Uma série de projetos que considero de suma importância”.

Rejane Dias lembrou também que realizou audiência pública sobre a violência contra a mulher e concedeu o título de cidadão piauiense para o jornalista e historiador Laurentino Gomes, que é autor do livro 1822 sobre a independência do Brasil  e incluiu a Batalha do Jenipapo, que aconteceu no Piauí, como fato marcante para a história do Brasil. 

 

Flash Yala Sena yalasena@cidadeverde.com