Firmino divulga ações contra suicídio e contesta dados nacionais

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), considerou "um fenômeno" os casos de suicídio em Teresina e divulgou que o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo está com um espaço permanente para atender às pessoas com depressão e propensas a cometer o ato. Segundo o gestor, os dados sobre suicídio em Teresina são contraditórios e a prefeitura está estudando uma alternativa para fazer um levantamento mais apurado.

“É um desafio grande, não só para Teresina, mas para o mundo contemporâneo. É um fenômeno que veio para ficar e tanto a família, a escola e a imprensa precisam refletir e aprender a conviver e combatê-lo”, declarou Firmino, na manhã desta terça-feira (12), ao fazer doação de sangue no Hemopi. 

Para o prefeito há números contraditórios sobre a realidade do suicídio em Teresina. “Existem dados alarmantes e outros que estão dentro das estatísticas de uma cidade como Teresina”, observou. 

Ele lembra que em 2014 foi realizado um seminário para debater o assunto e no hospital Lineu Araújo existe um serviço de atendimento, chamado Provida, com equipe de psicólogos e psiquiatras, e uma Gerência de Saúde Mental na Fundação Municipal de Saúde para tratar estes casos. Além disso, os Centro de Apoio Psicossociais estão fazendo atividades de prevenção.

O presidente da FMS, Luciano Nunes, diz que o número de suicídios em Teresina são estáveis, mas um problema de saúde pública.  

Hemopi

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, está no Hemopi nesta manhã de terça-feira(12), fazendo doação de sangue para estimular a população a praticar o mesmo ato. O Hemopi tem tido queda no número de doações devido às viroses, Chikungunya e a Zyca. 

Há quatro anos o prefeito faz doação de sangue regularmente e seu tipo de sangue é A positivo. “É importante essa contribuição e sabemos que as doações abastecem os hospitais e ajudam a salvar vidas”, destacou. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Nery, o secretário de Esporte e Lazer Galba Coelho, presidente do Instituto de Previdência de Teresina (IPMT) Lourdes Rufino e Mauricea Carneiro gestora da Semtcas acompanham o prefeito na doação. 

 

 

 

Flash de Yala Sena Redação Caroline Oliveira redacao@cidadeverde.com