Pai dos bonecos de plástico Playmobil morre aos 81 anos

Os pequenos bonecos de plástico estão de luto. Horst Brandstätter, fundador da marca Playmobil, morreu na quarta-feira (3) aos 81 anos, segundo anunciou nesta segunda-feira (8) a empresa. Segundo a Deutsche Welle, ele teve uma breve, porém severa doença.

“Com Horst Brandstätter, a família Playmobil perde não só seu chefe, seu dono e seu patriarca, mas a indústria de brinquedos na Alemanha também perde uma de suas figuras mais importantes”, disse em um comunicado a fabricante Geobra Brandstätter.

Nascido em 1933 em Zirndorf, pequena cidade da Baviera perto de Nuremberg que ainda é a sede da Geobra Brandstätter, Horst Brandstätter era conhecido como "Herr Playmobil" ("Senhor Playmobil") ou "HOB" entre os seus colaboradores mais próximos. Ele entrou no negócio da família em 1952, aos 19 anos, quando a empresa fundada em 1876 ainda era administrada por seus dois tios.

Convencido de que o futuro da indústria de brinquedos era o plástico, e não o metal, Brandstätter reestruturou as suas fábricas. No final de 1950, ele criou o primeiro sucesso de vendas da empresa: bambolês de plástico. A ideia de lançar o brinquedo na Europa veio depois de ele conhecer o sucesso do objeto nos Estados Unidos.

A crise do petróleo da década de 1970 deu ao negócio familiar seu maior sucesso e uma saída da falência. Diante do aumento do custo do plástico, Brandstätter pediu que o designer Hans Beck criasse um jogo com o mínimo de matéria-prima. É quando nascem os famosos bonecos de 7,5 centímetros de altura: um índio americano, um cavaleiro e um operário, inicialmente. Desde então, a gama foi ampliada para outros temas, como futebol, Egito antigo ou piratas.

Graças ao Playmobil, que comemorou no ano passado seu 40º aniversário, a Geobra Brandstätter tornou-se a primeira fabricante de brinquedos alemã à frente da fabricante de quebra-cabeças e jogos de tabuleiro Ravensburger.

Em 2014, a empresa familiar registrou uma receita de € 595 milhões. Em fevereiro deste ano, o boneco inspirado em Martin Luther esgotou-se em 72 horas, o que levou a empresa a produzir novos lotes. Ao todo, são fabricados 100 milhões de modelos nas fábricas localizadas em Alemanha, Malta, República Tcheca e Espanha.

Desde os anos 1990, Brandstätter pavimentou o caminho para sua sucessão, estabelecendo uma fundação para administrar a empresa.

Fonte: O Globo

Tags: Playmobil