Cidadeverde.com

"Lula tá cumprindo o papel dele", diz Merlong sobre críticas ao BC

Por Roberto Araújo

Foto: Agência Câmara

O deputado federal Merlong Solano (PT) defendeu em entrevista à TV Cidade Verde nesta quinta-feira (4) o presidente Lula em relação às críticas que vem fazendo ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Merlong requereu a presença do presidente do BC em audiência da Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados.

O parlamentar vê que Lula "está cumprindo o papel dele" por acreditar que a política monetária praticada pela instituição não corresponde aos objetivos do governo.

"Do ponto de vista político, o Lula está cumprindo o papel dele. Porque a política monetária ao definir uma taxa muito elevada de juros, ela inibe os investimentos produtivos, inibe o consumo das famílias, inibe o investimento das empresas, porque tudo isso fica mais caro portanto, é uma trava grande para o crescimento da economia e o país precisa é crescer mais, essa é a grande tarefa do presidente", disse.

Merlong também defendeu que a taxa de juros do banco reduza, e estabeleceu que considera que o percentual razoável seria o de 8,5% . Atualmente, a o Banco Central pratica a alíquota de 10,5%.

"Considerando que a inflação está comportada e não há nada que ameace no horizonte que a gente tem a frente, nada parece indicar um recrudescimento da inflação, ou seja, um crescimento. O Lula está no papel dele de cobrar que haja uma diferença menor entre a taxa Selic e a taxa de inflação, que o próprio BC avalia que a taxa de juros neutra no Brasil é de 4,5%, que eu acho muito elevada. Essa taxa de juro real neutra, segundo eles, nem incentiva a economia a crescer, nem atrapalha, então a taxa deveria ser hoje 4,5% mais os 4% da inflação, então devia estar em 8,5%, no entanto, está em 10,5%", defendeu.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais