Jornal Cidade Verde: Prefeitura inicia ciclo de palestras sobre drogas

O Jornal Cidade Verde acompanhou, nesta quinta(2), o início de um ciclo de palestras sobre drogas para os familiares de crianças que frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil da região do bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina.

O ciclo acontecerá no Parque Lagoas do Norte e a área foi escolhida pelos índices de violência e tráfico de drogas registrados na região.

No primeiro dia houve a palestra do ex-dependente quimico, Antônio Filho, que há 25 anos foi usuário de drogas. Em entrevista à TV, ele recomendou aos pais darem mais atenção aos seus filhos e observarem seu comportamento, o ciclo de amizades e uma característica física bem específica, as pupilas dos olhos dilatadas.

Também conferiu palestra aos pais o delegado Samuel Silveira, coordenador do grupo de trabalho da guarda municipal. Ele alertou os familiares para prestarem atenção nas redes sociais e ter um acompanhamento mais pessoal do dia a dia do filho.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal da Juventude, 36 por cento dos jovens começam a usar drogas por curiosidade; 32 por cento por influência dos amigos e 22 por cento porque enfrentam problemas familiares.

A gerente de educação da Secretaria Municipal de Educação, Gardênia Portela, disse que esse é um trabalho de prevenção para conscientizar as famílias a olharem com muito cuidado para o problema.

Veja na íntegra a reportagem!

Marcelo Lopes

marcelolopes@cidadeverde.com