Judô: Com ippon em canadense, Chibana dá 3º ouro ao Brasil no Pan

O Brasil ganhou mais uma medalha de ouro no judô. Um dia depois de Érika Miranda subir ao lugar mais alto do pódio, Charles Chibana ficou com o primeiro lugar ao anotar um ippon diante do canadense Antoine Bouchard, na decisão da categoria até 66kg neste domingo, e confirmou o favoritismo em seu primeira participação nos Jogos Pan-Americanos.

O bronze ficou com o argentino Fernando Gonzalez, que bateu Sergio Mattey, da Venezuela, para garantir seu lugar no pódio. Em seu caminho à final, Chibana superou Gustavo Lopez Aguilera, de El Salvador, com um ippon após 1 minuto e 11 segundos de luta nas quartas. Na sequência, despachou o venezuelano Sergio Mattey com novo ippon, desta vez ainda mais rápido: com um minuto de combate.

Na decisão, o brasileiro precisou se manter firme na base para frear o ímpeto inicial do adversário, que era agressivo. A emocionante disputa era fisicamente desgastante até que, mais inteiro na luta, Chibana conseguiu um ippon a cerca de um minuto do fim para garantir o título pan-americano.

O judô brasileiro já havia começado bem neste sábado. Além do ouro de Érika Miranda, outras duas medalhas foram conquistadas por atletas do País: Nathália Brígida ficou com o bronze entre as judocas de até 48kg, batendo Diana Cobos, do Equador, e entre os homens, Felipe Kitadai ficou com a prata no peso ligeiro ao cair diante do equatoriano Lenin Preciado na final.

Após sucumbir ao favoritismo, Rafaela Silva se recupera e leva o bronze

Na noite deste domingo, a campeã mundial Rafaela Silva se recuperou da surpreendente eliminação na semifinal e colocou a medalha de bronze no peito, após superar a venezuelana Anriquelis Barrios na disputa pelo terceiro lugar do pódio da categoria de até 57kg .

O ouro ficou com a estadunidense Marti Malloy, que venceu a anfitriã Catherine Beauchemin-Pinard, algoz da brasileira, na decisão.

Em sua campanha, Rafaela Silva despachou a argentina Gabriela Narváez nas quartas de final. No combate seguinte, no entanto, a brasileira foi derrotada por Beauchemin-Pinard após sofrer ippon com 3 minutos e 55 segundos de luta.

 

Fonte: ESPN