Concurso para Guarda Municipal vai disponibilizar 100 vagas, assegura Samuel

O delegado Samuel Silveira afirmou que o edital para a realização de concurso público que cria a Guarda Municipal de Teresina, deve ser finalizado e apresentado no início de agosto à Prefeitura de Teresina, e logo depois o edital deve ser lançado, ainda no final de agosto. Suplente de vereador, Samuel é o coordenador do grupo de estudo para a criação da Guarda.

Notícias dos bastidores dão conta de que, com Samuel Silveira afiado com o governo do PMDB, que vai assumir a chefia da pasta, e se tornando a nova Guarda, o braço ostensivo da segurança municipal, que tem que dar certo, ela será uma das estratégias montadas e utilizadas pela Prefeitura para reforçar à campanha de reeleição de Firmino Filho.

Um grupo de trabalho, da qual Samuel Silveira faz parte, foi criado para coordenar as atividades que devem elaborar a Lei que cria a Guarda. "Vários estudiosos de outros estados já apresentaram proposta da elaboração do edital para o concurso, e nós já apresentamos a proposta de organização e realização do certame. Já apresentamos à Secretaria Municipal de Governo as opções de ele ser organizado ou pela banca organizadora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), ou da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Resta agora à prefeitura decidir e colocar em andamento a licitação para o concurso”, esclarece. 

O concurso, segundo o delegado, vai disponibilizar 100 vagas e a previsão é que o concurso seja realizado ainda este ano. Além da Guarda Nacional que está sendo prioridade para a Prefeitura neste momento, Samuel Silveira explica que deve ser criada também uma Secretaria de Defesa civil, uma guarda própria para o gabinete militar e uma Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas. 

“Neste momento estamos voltando nossa atenção para o lançamento do edital. Posteriormente, vamos encaminhar uma Lei criando a Secretaria Municipal de Segurança e de Defesa Civil. Também queremos criar um própria guarda para o gabinete militar e também temos a previsão da criação de uma Coordenadoria de Enfretamento às Drogas, afirmou, acrescentando que são projetos que devem ficar mais para o final do ano, uma vez que agora, todas as expectativas estão voltadas para a a criação da Guarda.

Lyza Freitas redacao@cidadeverde.com