Campanha vacinou apenas 36% de crianças contra poliomielite em Teresina

Pouco mais de 20 mil crianças constam como vacinadas contra a poliomielite em Teresina. A campanha de vacinação acontece até o dia 31 de agosto e há uma preocupação por parte da Fundação Municipal de Saúde com a meta a ser batida, que é de 55.435 mil crianças. No Jornal do Piauí desta terça-feira (25), o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luciano Nunes, explicou que ainda há uma subnotificação em relação às vacinações. Cerca de 64% das crianças ainda não receberam a vacina na capital.

Questionado sobre se está havendo falta de compromisso dos pais ou responsáveis em levar as crianças para a vacina, ele faz um apelo para que eles tenham o compromisso de vacinar as crianças, mas também explica que os dados ainda não estão todos computados.

“A verdade é que no início de campanha demora um pouco para que haja a inserção do número no sistema, então, o apanhamento não condiz com a realidade, havendo na realidade mais crianças que já foram vacinadas e que não estão constando ainda. Alguns mapas de sala de vacina ainda não foram computados”, explica, ao tempo em que pede para que os pais não esqueçam também da responsabilidade de vacinar.

Luciano Nunes diz que em Teresina são 104 postos de vacina contra a paralisia infantil funcionando diariamente em horário comercial pela manhã e tarde e que esta campanha prevê a vacinação de bebês de seis meses de idade até crianças de cinco anos. Ele lembra também que por se tratar de uma campanha multivacinal, os pais ou responsáveis podem levar os filhos para tomarem alguma vacina que ainda não tenham tomado, para fazer uma atualização da caderneta de vacinação se alguma vacina não tiver sido feita.

Lyza Freitas redacao@cidadeverde.com