Operação resgata 29 trabalhadores em condições degradantes no PI

Uma operação denominada de “Palha Acolhedora” realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Polícia Rodoviária Federal, resultou no resgate de 29 trabalhadores submetidos a condições degradantes de trabalho. A ação aconteceu entre os dias 17 e 28 de agosto.

Segundo a PRF, a operação objetivou prevenir e reprimir o trabalho em condições degradantes ou análogas à escravidão na atividade de extração de pó de carnaúba nas regiões de Floriano e Picos, ambas cidades da região sul

Os trabalhadores resgatados foram encontrados em áreas rurais das cidades de Guadalupe, Nazaré do Piauí e Paquetá, sendo os responsáveis pelas áreas de extração identificados e submetidos a medidas cabíveis por parte do MTE e MPT.

“Com estas ações, a PRF procura integrar-se a outros órgãos públicos visando intensificar ações de garantia e promoção dos direitos humanos, cumprindo sua missão institucional de garantir segurança com cidadania nas rodovias federais e áreas de interesse da união”, disse a polícia em nota oficial.

A PRF não informou se houve prisões.

Hérlon Moraes (Com informações da PRF) herlonmoraes@cidadeverde.com