Alunos ficam feridos após desabamento de telhado em escola da zona Leste

Ampliada às 10h44

O teto de uma sala de aula da Unidade Escolar Francisco Prado, localizada no bairro Satélite, zona Leste de Teresina, desabou durante o horário de aulas na tarde de ontem (2). A estrutura da escola tem 40 anos e nunca passou por reparos. Alunos que estavam no local no momento da queda do teto tiveram ferimentos leves. O secretário municipal de educação, Kléber Montezuma, foi pessoalmente à escola. 

A informação da escola é de que havia poucos alunos no local no momento em que o telhado da escola desabou, porque o período é de provas na unidade escolar e o horário já estava encerrando. Uma professora e mais seis alunos estavam na sala quando o teto desabou. Eles estavam na sala 9, do 9º ano do ensino fundamental. 

Segundo relato da diretora da escola, a professora e os alunos ouviram estalos vindos do teto, mas não imaginaram que a estrutura desabaria. Quanto o telhado começou a desabar, o forro de PVC segurou o peso por tempo suficiente para que os alunos se escondessem sob as carteiras. Assim que tiveram tempo para sair, a professora conseguiu deixa a sala com os alunos. 

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação já foram ao local avaliar os dados e interditar a sala. A estrutura de madeira e telhas ainda não foi retirada e continua no local. As aulas continuam no refeitório e na biblioteca de forma improvisada. As obras para os reparos já começaram. 

Leia na íntegra a nota da Secretaria Municipal de Educação:

A Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) informa que, na tarde desta quarta-feira, 02, o teto de uma sala de aula localizada na Escola Municipal Francisco Prado, cedeu. Felizmente não houve danos maiores aos alunos que estavam na sala, no momento do acidente.

Ao tomar conhecimento do fato, o secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, se dirigiu imediatamente à escola e providenciou o isolamento de todo o bloco de salas. 

A Semec adotou todas as providências cabíveis para que, ainda nesta quinta-feira, 03, o serviço de recuperação do teto de todo o bloco, e não apenas o da sala de aula afetada, seja realizado, colocando uma estrutura de ferro.  Importante frisar que, a olho nú, não havia indícios que tal evento pudesse ocorrer. Por isso, a Secretaria de Educação não foi informada antes de qualquer necessidade de reforma na escola.

As aulas, assim como toda a rotina da escola, acontecerão normalmente, sem prejuízos ao calendário letivo para os alunos.

Atenciosamente

Secretaria Municipal de Educação de Teresina

 

Com informações do repórter Francisco Lima Redação Maria Romero  redacao@cidadeverde.com