Wellington diz que vai tratar sobre potencial de produção de ferro e energia no PI

O governador Wellington Dias falou sobre a programação da presidente Dilma no Piauí nesta sexta-feira (11). Ele disse que vai procurar mostrar para Dilma a capacidade de produção do ferro no Piauí, para que a exportação possa ser mais valorizada, da mesma forma que vai tratar sobre os potenciais de produção de energia eólica e solar do Estado.

“Nós vamos mostrar a importância de trabalharmos as reservas de ferro, para procurarmos um caminho para industrializar dentro do Brasil, nós não podemos ficar na dependência do mercado externo, e o Piauí quer ser um piloto neste trabalho, a gente poder ter uma política de incentivo na geração de energia que a região permite, faça um diferencial de preço e com o câmbio que nós temos hoje, para produzir aquilo que importamos no Piauí em duas grandes reservas de ferro e também o gesso, o mármore e o conjunto de outros produtos. Nós temos que ter uma compreensão do que é essa região do Brasil, chamada de Chapada do Araripe que vai até o litoral e que tem um potencial de energia com energia solar. Hoje npso já somos auto suficiente de energia e queremos prosseguir nessa matriz energética", esclareceu Wellington Dias.

“Ela vai estar aqui visitando uma região importante que é a da mineração e das eólicas, fazendo uma visita especial à Ferrovia Transnordestina, onde cerca de 4 mil pessoas trabalham na parte do Piauí, uma obra que vai mudar profundamente a economia do Piauí, são cerca de R$ 5,5 bilhões em investimentos e vamos poder ter em Teresina.

Wellington Dias disse que na parte da tarde vamos poder ter um momento do Programa Dialoga Brasil. “Em que ela faz com seus ministros um momento de diálogo , de ouvir, de poder tratar sobre áreas de saúde, educação, e também um outro momento com os empresários, tratando de economia, ouvindo também, para que a gente posa juntos encontrar caminhos para o Piauí e para o Brasil”, esclareceu.

Durante a entrega de 96 certificados de conclusão de cursos para detentas da Penitenciária Feminina, nesta quinta-feira (10), o governador Wellington Dias demonstrou o seu lado humanista, o qual considera que todos devem ter, para destacar a capacidade das mulheres, mesmo estando detidas em uma unidade prisional.

“Até com cristão, e como ser humano, a gente tem que acreditar nas pessoas. Eu acho que o que a gente vê aqui [Penitenciária Feminina],é o resultado de 96 pessoas que estavam em salas de aula, estudando alguma coisa, outras fazendo qualificação profissional, são mais de 200,e dessas são 80 concluindo os cursos na área de embelezamento. É acreditar, acreditar que elas estão dando um passo, e que é uma oportunidade para trabalhar”, observou o governador. 

Ele acredita que se essas pessoas trabalharem em salão de beleza ou em uma empresa de costura de alguém, ou se montarem o próprio empreendimento, de tal maneira que, ao cumprir a pena como manda a lei, elas vão conseguir se ressocializar. 

“Creio que possam sair sem preconceito que a sociedade normalmente tem, caso já possam ser inseridas no mercado de trabalho. Acredito que a nossa responsabilidade não é pequena, colocar de volta a sociedade essas pessoas e fazer com que elas saiam melhor do que entraram aqui [Penitenciária Feminina]”, ressaltou. 

Lyza Freitas redacao@cidadeverde.com