Presidente Dilma Rousseff visita obras da Transnordestina em Paulistana

Atualizada às 13h41 A presidente Dilma Rousseff (PT) encerrou a visita a Paulistana às 13h02. Acompanhada de vários políticos, ela visitou o canteiro de obras da ferrovia Transnordestina e observou o trabalho dos operários que colocavam dormentes nos trilhos. 

O trecho entre Eliseu Martins (PI) e Trindade (PE) passa por Paulistana, local da visita, e tem 423 quilômetros de extensão. A previsão é de que as obras sejam concluídas até janeiro de 2017. 

Porém, Dilma Rousseff declarou que pretende voltar antes ao Piauí para inaugurar o trecho da ferrovia que corta o estado. "Eu quero voltar aqui e entregar a obra desse trecho em 2016", disse. 

Dilma Rousseff recebeu o título de cidadã paulistanense. Ela chegou no canteiro de obras por volta de 11h50. A presidente andou por cerca de 10 minutos em um trem. Dilma também recebeu a presidente da Associação da Serra Vermelha, Maria Aparecida Ribeiro. Não houve entrevista.

Participaram da visita os ministros dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e da Agricultura, Katia Abreu, além do coordenador da Transnordestina, Ciro Gomes, do governador Wellington Dias (PT), dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Regina Sousa (PT-PI), dos deputados federais Júlio César (PSD-PI), Assis Carvalho (PT) e Marcelo Castro (PMDB-PI), além de outras autoridades.

Após a visita a Paulistana, Dilma Rousseff e comitiva seguem para Teresina. Na capital piauiense, a presidente participa do Dialoga Brasil, um evento com movimentos sociais a partir de 15h no Teresina Hall. Depois, às 18h, ela jantará com empresários locais no restaurante Coco Bambu. 

Atualizada às 11h50

A comitiva da presidente Dilma chega ao local da obra Transnordestina. Ela desceu no município de Petrolina, próximo a região da Serra Vermelha, localizado a 40 km de Paulistana. 

Atualizada às 11h38

O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues e a ministra da Agricultura, Katia Abreu, além do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e do coordenador da Transnordestina, Ciro Gomes, também estão no Piauí acompanhando a presidente Dilma Rousseff em visita ao município de Paulistana, a 452 km de Teresina. O presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Benjamin Steinbruch, também compõe a comitiva. Depois que conferir as obras, a presidente também vai a Teresina nesta sexta-feira (11). 

Na programação da visita em Paulistana vai haver um momento de explanação sobre as obras da Transnordestina na região do Piauí, logo após a presidente desembarcar.

Dilma será recepcionada por cerca de 30 trabalhadores da obra e vai andar cerca de 10 minutos de trem observando as obras.

No local da recepção está montada um a tenda com autoridades piauienses e todos aguardam a chegada de Dilma.

 

Yala Sena, do local Lyza Freitas, da redação redacao@cidadeverde.com