Cidadeverde.com

UP retira candidatura de Idelmar Cavalcante à prefeitura de Parnaíba

Por Roberto Araújo

Foto: Uespi

O professor Idelmar Cavalcante, que era pré-candidato a prefeito de Parnaíba pelo partido Unidade Popular pelo Socialismo (UP), retirou seu nome da disputa no segundo maior colégio eleitoral do Piauí. Ao Cidadeverde.com, o docente da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) explicou que a decisão partiu dos diretórios estadual e nacional do partido, que apontaram que a pré-campanha em Parnaíba não estava realizando "agitação nas ruas" para a mobilização da sociedade na disputa eleitoral. 

"O partido UP resolveu retirar nossa pré-candidatura por meio do seu diretório estadual e nacional. Decidiram isso alegando que no nosso diretório em Parnaíba não estávamos conseguindo implementar a metodologia do partido. E qual é a metodologia? Não estávamos conseguindo fazer a agitação de rua, a gente não estava conseguindo colocar os nossos militantes de forma sistemática nas ruas para fazer agitação, e isso é verdade. Nós não estávamos conseguindo. Aqui em Parnaíba nós somos um partido pequeno, poucos filiados, e sem estrutura nenhuma. Isso é muito difícil sobretudo quando a gente coloca isso na conjuntura política, social de uma cidade como Parnaíba", explicou.

No entanto, de acordo com o professor, a candidatura estava crescendo e começando a ter adesões. Para ele, esses aspectos não foram levados em conta e ele resolveu se desfiliar do partido.

"Eu particularmente me senti muito incomodado com essa decisão, eu não quero polemizar com o partido, a UP é um partido sério, tem uma teoria e um método e procura segui-los (...). mas eu não concordo como a decisão foi tomada. Por não ter considerado isso tudo e sobretudo porque não dialogou conosco, não houve uma conversa prévia, uma consulta, não nos foi permitido defender a tese da permanência da pré-candidatura, então por tudo isso, por mais que eu respeite, eu decidi me desfiliar, já apresentei inclusive minha carta de desfiliação", citou.

O presidente do diretório estadual da UP, Pedro Laurentino, citou, dentre os argumentos, que a decisão foi tomada pelo "baixo envolvimento" da militância pela "impossibilidade" de deslocamento dos quadros de Teresina para acompanhara campanha no litoral.

"Tal decisão deve-se não apenas pelo não cumprimento de algumas de nossas metas, mas sobretudo pelo baixo envolvimento e coesão da militância local e pela impossibilidade de deslocar quadros de Teresina para acompanhar presencialmente a campanha de Parnaíba", diz trecho do comunicado.

Agora, três nomes permanecem na disputa eleitoral em Parnaíba. Zé Hamilton (PSD), que fez sua convenção no último sábado (20), Dr. Hélio (MDB), que terá a candidatura homologada neste sábado (3) e Francisco Emanuel (PP), que ainda não divulgou a data de sua convenção.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais