Escola de Dança do Estado comemora 30 anos com apresentações e homenagens

Grandes bailarinos piauienses já passaram pela Escola de Dança do Estado Lenir Argento, que comemorou 30 anos com festa, nessa quinta-feira (22). No pátio da Central de Artesanato Mestre Dezinho, sede da escola, foi montado um palco, onde aconteceram as apresentações, a homenagem a pessoas que fazem parte dessa história, bem como o corte do bolo.

 

“Eu amo essa escola e não sei como será o dia que deixá-la. Tudo de mais importante que tenho consegui aqui. A dança é alimento para a alma e para a mente. Pais, façam um sacrifício, mas não tirem seus filhos da escola”, diz Socorro Bernadete, professora e a primeira bailarina formada  pela Escola de Dança do Estado.

 

Durante as homenagens, o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, aproveitou para anunciar que a escola de dança irá passar por uma reforma nos próximos meses. “Queremos entregar, até janeiro, uma escola climatizada, com piso novo. Poucos estados possuem uma escola como a nossa e precisamos tratá-la bem. Que muitos meninos e meninas ainda passem por aqui. Contem conosco”, frisa Fábio Novo.

 

A primeira aluna especial, Alyce Borges, que tem síndrome de Down, frequenta a escola há dez anos. Ela recebeu certificado e aproveitou o momento para agradecer. “Os professores são muito competentes. Eu sou a primeira aluna especial e já tenho 10 anos de escola. Agradeço a oportunidade. Sou uma menina corajosa, perfeita e bonita”, completa Alyce.

 

Funcionária da escola há 30 anos, Francisca Pimentel Castelo Branco, também foi homenageada, assim como o professor de balé Helly Batista Júnior, que relembrou a trajetória do seu pai, Helly Batista. Essa mesma trajetória está sendo recontada no livro “O balé dos persistentes: social pela dança”, de autoria da jornalista Marina Farias. Cerca de 200 exemplares da obra foram adquiridos pela Secretaria Estadual de Cultura e entregues aos alunos da escola.

 

“Esse foi um presente da Secult para nossos alunos. Agradecemos o apoio e a presença dos pais e alunos nesse dia, tão importante para quem faz parte da escola”, afirma o diretor da escola de dança Lenir Argento, Datan Izaká. A comemoração de aniversário foi encerrada com show da banda “Bia e os Becks”.