Alunos fazem Enem sob calor de 40°C após queda de energia em Teresina

Ampliada às 17h40

Diversos alunos enfrentaram o calor de 40°C Teresina na tarde desse sébado durante aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O colégio Sapiens, na zona Sul de Teresina, ficou sem energia logo após meia hora do início da prova. 

O candidato Junior Barroso, 21 anos, estava fazendo prova quando o colégio ficou sem luz. Com os condicionadores de ar desligados, o desempenho dos alunos ficou prejudicado, segundo ele. 

"Estou revoltado, eu e muitas pessoas saímos respondendo qualquer coisa, porque queríamos ir embora logo. O teto e o forro da sala eram muito baixos e eu já estava me sentindo mal. A prova foi péssima, nem sei se volto para fazer a segunda parte amanhã, estou muito revoltado e desanimado. A gente passa o ano se preparando para acontecer uma palhaçada dessas", lamentou. 

Um fiscal, que não quis se identificar, disse que o colégio passou duas horas sem energia, mas que depois voltou. 

Em muitas escolas, especialmente as estaduais, não existem os aparelhos para refrigerar o ambiente. O alívio fica por conta dos ventiladores, quando há energia nos locais. 

Ainda de acordo com o estudante, fiscais informaram que um transformador havia queimado próximo ao colégio, o que causou o problema. Equipes da Eletrobras foram acionadas e o problema foi momentaneamente resolvido.

"A luz voltou por alguns minutos, depois ficou oscilando e caiu novamente. Aré a hora que eu saí, não tinha voltado", declarou. Ele deixou a sala por volta das 15h. 

Temperatura

De acordo com o site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura prevista para a tarde - horário em que a prova estava sendo aplicada - era de 40°C na capital piauiense. 

Eletrobras

Cidadeverde.com entrou em contato com o 0800 da Eletrobras que confirmou o problema na região e que até às 16h40 (horário local) não havia previsão para o retorno da energia.

 

Maria Romero redacao@cidadeverde.com