Sejus vai implantar sistema para melhorar distribuição de medicamentos às penitenciárias

Como forma de contribuir para a ampliação do acesso aos medicamentos e melhorar a atenção à saúde prestada à população carcerária, foi realizado um curso com 20 profissionais de saúde da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus).  A capacitação promovida pela Secretaria de Saúde do Estado, nesta quinta-feira (29), no DataSUS do Ministério da Saúde, em Teresina, se deu em torno do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Horus), que visa qualificar a gestão da assistência farmacêutica nas três esferas do Sistema Único de Saúde.

“A capacitação é voltada para os funcionários da Secretaria de Justiça que atuam nas unidades fornecendo medicamentos aos usuários, entre eles, farmacêuticos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de saúde bucal”, explica a coordenadora de Saúde Prisional da Sejus, Agatha Knitter.

Para o consultor técnico do Ministério da Saúde, Ednardo Bezerra, o programa é um grande aliado à transparência da gestão farmacêutica, ajuda a evitar o desperdício e agiliza o trabalho de distribuição de remédios. “O programa recebeu o nome de Horus, que significa 'olho que tudo vê', por conta do controle que ele oferece. Utilizado em todo país desde 2010, é oferecido para qualquer unidade conveniada com o SUS a custo zero”, diz Ednardo.

A partir da implantação do programa e capacitação dos funcionários, todos os pedidos serão feitos via internet, diminuindo o trabalho e as papeladas para pedidos de medicamentos. A Sejus acredita que, assim, a distribuição dos remédios acontecerá de forma mais rápida para as unidades penitenciárias do Piauí

Da redação redacao@cidadeverde.com