FMS quer vacinar mais de 300 mil pessoas contra a rubéola

A Fundação Municipal de Saúde(FMS) lançou em Teresina a campanha nacional de vacinação contra a rubéola. Até o dia 13 de setembro, homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos, devem procurar postos para receber a imunização contra a doença. Na capital, a meta é vacinar 302.570 pessoas.  

Amariles Borba, coordenadora de ações assistenciais da FMS

  Segundo a coordenadora de ações assistenciais da FMS, Amariles Borba, a vacinação pode evitar nascimento de crianças com a síndrome da rubéola congênita, doença que pode causar problemas neurológicos, cegueira e surdez. A doença ainda pode provocar na gestante um parto prematuro, aborto e nascimento do feto morto.

A rubéola é transmitida pela respiração e pela saliva e tem um grande período de manifestação, por isso, é necessária a proteção contra a doença. ?A transmissão acontece de cinco a dez dias antes da doença se manifestar e de cinco a dez dias depois que a pessoa fica curada?, explicou Amariles Borba.

É importante ressaltar que mulheres no início da gestação não devem receber a vacina. A campanha será realizada em 70 unidades de saúde da Prefeitura espalhadas pela cidade e partir do dia 1º de agosto serão colocados mais 40 postos centrais e 15 volantes.

Záira Amorimzairaamorim@cidadeverde.com

Tags: