Santa Cruz deita e rola pra cima do Botafogo e fica bem próximo do acesso

Com o acesso já garantido na Série A do Brasileirão, o Botafogo recebeu o Santa Cruz, que briga para ficar dentro do G4, neste sábado, no Engenhão, e tomou um baile dos pernambucanos, saindo derrotado por 3 a 0. A expectativa era de festa, com possibilidade de título nesta 36.ª rodada e casa praticamente cheia no estádio do Engenhão. O alvinegro entrou em campo podendo já sair desta 36ª rodada com o título da Série B, mas decepcionou sua torcida e tomou um baile do Santa.

O Santa Cruz dominou a primeira metade da primeira etapa, mas deixou os mandantes virarem a mesa no restante da primeira etapa. No segundo tempo, Lelê não perdeu tempo e colocou o Santinha na frente logo aos 5 minutos. Aos 22, Grafite ampliou o marcador. Um pouco mais tarde, Bruno Moraes, que entrou no lugar de Grafite, fechou o marcador mostrando oportunismo.

O clube pernambucano usou a vitória para se firmar no G4, alcançando agora 61 pontos na 4ª colocação da tabela. O Botafogo perdeu feio, mas isso não teve muito efeito na posição do time. Com 68 pontos, o Glorioso segue líder, mas pode ver o América-MG se aproximar caso vença mais tarde o Paraná.

O jogo começou com o time visitante vindo pra cima. Logo aos 2 minutos da primeira etapa, a Cobra Coral chegou com Luisinho, que mostrou categoria ao dar chapéu em Diego Giaretta, mas o meia pecou na finalização. Luisinho voltou a aparecer aos 8 minutos, ao receber lançamento de Grafite do meio de campo, mas, em velocidade, o jogador chutou muito mal novamente e não levou maiores perigos.

O Santa Cruz dominava e a confiança subia. Aos 17, Vitor viu o goleirão Helton Leite adiantado e arriscou do meio-campo, mas o arqueiro do Botafogo conseguiu recuar e fazer a defesa. Com meia hora de jogo, o Botafogo ainda não havia chegado nenhuma vez com perigo. O Santinha havia feito quatro finalizações contra uma dos cariocas.

Com as vaias da torcida, o Botafogo resolveu reagir e em duas oportunidades seguidas. Aos 31, Willian Arão rolou para trás na linha de fundo, o goleiro Tiago Cardoso desviou e a bola sobrou para Neilton, que tocou para Diego Jardel ficar em ótima condição, mas o meia bateu mal em cima do zagueiro Danny Morais.

Em seguida, aos 32, Neilton recebeu na linha de fundo pela parte direita do campo e com a bola quase saindo, ele tentou dar de cobertura e quase marcou um golaço. Aos 37, o time pernambucano saiu jogando mal. Arão recebeu e lançou Luis Ricardo, que cruzou firme, mas Tiago Cardoso interceptou e ficou com ela em dois tempos.

O Botafogo voltou para o segundo tempo com mudança. Muito vaiado pela torcida na primeira etapa, Camanho deixou o campo para a entrada de Fernandes. Mas a alteração não teve efeito, porque o Santa começou com o mesmo volume do início da primeira etapa.

Sem perder tempo, logo no primeiro minuto de jogo, Grafite recebeu cruzamento na pequena área, mas pegou mal e Helton Leite levou a melhor. A grande chance desperdiçada não fez falta, pois logo depois, aos 5, a Cobra Coral chegou ao gol. Luisinho fez bom cruzamento da direita para Grafite, que, sem ângulo, foi muito inteligente ao deixar para Lelê empurrar para o fundo das redes.

O gol só motivou mais o Santa, que começou a dar show. Aos 8, João Paulo chutou cruzado da entrada da área e a bola passou com muito perigo para fora. Aos 22 o time de Recife teve sucesso. Em ótimo contra ataque do Santa, Daniel Costa passou para Luisinho na cara do gol, ele esperou a chegado do centroavante Grafite, que bateu para o fundo das redes.

Três minutos após fazer o gol Grafite tomou cartão amarelo e três minutos mais tarde foi substituído. A estrela do treinador Marcelo Martelotte brilhou e Bruno Moraes, que entrou no lugar de Grafite, marcou o terceiro do Santa aos 30 minutos. Bruno recebeu lindo cruzamento de Allan e se adiantou fazendo 3 a 0 para o Santa Cruz.

Na próxima rodada o Santa Cruz irá encarar o já rebaixado Mogi Mirin fora de casa, no próximo sábado, às 17:30, no estádio Novelli Júnior. O Santa fecha sua participação no torneio jogando em casa contra o Vitória, no Arruda, no outro sábado, às 17:30.

O Botafogo encara o ABC fora de casa na sexta-feira, às 21:30 no estádio Mané Garrincha pela 37ª rodada. E naúltima rodada pega o América-MG em casa no Engenhão, no sábado, 28, às 17:30.

Fonte: Futebol do Interior