Juiz piauiense Carlos Augusto Brandão toma posse hoje no TRF, em Brasília

O juiz piauiense Carlos Augusto Pires de Brandão, que toma posse hoje (03) como desembargador do Tribunal Regional Federal - 1ª Região (TRF1), em Brasília, destacou que é uma honra ter a possibilidade de homenagear seu Estado trabalhando no cargo. É a primeira vez que um piauiense chega ao cargo nacional. 

Ao Programa Jornal do Piauí, o jornalista Elivaldo Barbosa em Brasília ao vivo, conversou como desembargador sobre sua satisfação em chegar a função. “Por chegar aqui na Corte, que é uma das três mais importantes do Brasil, que tem uma atuação em 80% território nacional Brasília, que é um fórum nacional em que grandes ações tramitam, me sinto muito agraciado”. 

Carlos Augusto contou que todo seu exercício de profissão se deu em Teresina e que pela primeira vez um magistrado federal do PI, que exerceu toda sua magistratura no Estado ascende na magistratura. 

“A gente tem sangue novo, sangue do sertão, trazendo vitalidade, força e determinação. Chega esperançoso com o sonho e a determinação do sertanejo, de alma sertaneja e a gente termina percorrendo muitos caminhos, trazendo a serenidade, maturidade, experiência de vida e esperança no ser humano e muitos esperançosos. O brasileiro sabe da crise com o sistema político, a sociedade está perplexa, mas o país é muito consolidado e principalmente guarda essa vitalidade nacional, que nos impulsiona a trabalhar”, disse o desembargador, 

Ele acrescentou que o Brasil vai chegar a um bom termo sobre a crise, conseguindo equalizar as distorções, realizando o enfrentamento necessário para tanto, e que o judiciário não deve abrir mão do seu papel nesse sentido.

A posse acontece às 17h no plenário do TRF no Distrito Federal e de acordo com Carlos Augusto na ocasião será tocado o hino do Piauí pelo piauiense Chambinho do Acordeon.

O magistrado da Seção Judiciária do Piauí (SJPI) foi nomeado no dia 12 de novembro pela presidente Dilma Rousseff, depois de compor, pela terceira vez consecutiva, lista tríplice formada pelo Plenário do TRF1. Promovido pelo critério de merecimento, Carlos Brandão assumirá vaga decorrente da ascensão do desembargador federal Reynaldo Soares da Fonseca ao cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ocorrida em maio deste ano. 

Lyza Freitas redação@cidadeverde.com