Governo entrega 850 apartamentos e garante novas casas no Piauí em 2016

O governador Wellington Dias (PT) garantiu que em 2016 dará continuidade a todos os programas de habitação do Governo Federal no Piauí. Ele também informou que a previsão é de que, a partir de março do próximo ano, a Caixa Econômica Federal siga uma orientação da presidente Dilma Rousseff (PT) para acelerar na meta de construção e entregar mais de 3 milhões de moradia em todo o país. 

“Estamos em fase de conclusão de algumas obras e, em 2016, novas etapas de programas serão lançados. Hoje podemos ver que o dinheiro do povo está sendo aplicado em obras de habitação em parceria com a iniciativa privada e executada com apoio do Governo e do município para garantir a politica de habitação”, disse o governador durante a solenidade de entrega de 859 unidades habitacionais nos residenciais Francisco das Chagas Oliveira e Edgar Gayoso, na localidade da estrada da Alegria, na Zona Sul.

Os dois residenciais receberam investimento superior a R$52,4 milhões. Mais de 3.400 pessoas foram beneficiadas. Uma das sorteadas foi a Rosário, que emocionada chegou a rezar no momento de receber a chave das mãos do governador. "Eu tinha pedido tanto a Deus para ter uma casa. Ter um lar, o meu sossego. Eu me apaguei a Santa Maria e quando recebi a ligação confirmando que deu certo não sabia se chorava ou se sorria", disse. 

O vice-presidente de habitação da Caixa Econômica, no Piauí, Nelson de Sousa, assegurou que os principais programas do Governo Federal serão mantidos em 2016. “A terceira etapa do Programa Minha Casa Minha Vida vai trazer novidades em 2016. Será investido o montante de R$ 70 bilhões por ano em todo o Brasil”. O valor é somente do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), fora o que será destinado pelo Governo Federal. 

Nelson de Sousa não informou quanto desse valor será investido no Piauí, e a Caixa está examinando os detalhes para dar continuidade aos programas no Estado. “O grande desafio para 2016 é manter a construção civil ativa até para garantir o cronograma de obras e combater também o desemprego na construção civil, já que é responsável pelo aumento de empregos na área. Vamos cumprir o cronograma de pagamento em dia para que a iniciativa privada possa continuar cumprindo os prazos de entrega”, finalizou. 

 

Flash Lyza Freitas 

Redação Carlienne Carpaso (especial para o cidadeverde.com)

redacao@cidadeverde.com