Médicos peritos do INSS retornam ao trabalho nesta segunda

Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retornam nesta segunda-feira (25), depois de quase 140 dias de greve.  O superintendente do INSS no Piauí, Carlos Viana, disse em entrevista ao Notícia da Manhã,  que os profissionais voltam às atividades.

“As atividades voltam hoje e a gente espera que os serviços sejam normalizados. Vamos dar prioridades aos que irão pedir os benefícios pela primeira vez, que ainda precisam fazer a perícia, para iniciar o recebimento de dinheiro”, disse o superintendente do INSS no Piauí, Carlos Viana.   Carlos Viana também comentou que os médicos peritos paralisaram a greve, mas continuam em estado de greve. Uma nova rodada de negociação com o Ministério do Planejamento será realizada após o carnaval.  Atualmente, o Piauí conta com 32 agências  e 57 médicos peritos. 

Com relação ao atendimento, Carlos Viana comentou que existem prioridades e será retomado, inicialmente, apenas os mais essenciais, como o atendimento àqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial.

Além disso, como mais de 32 mil perícias não foram feitas por causa do movimento grevista, será organizada uma estratégia para que todas sejam realizadas em tempo ágil.    Das 32 mil perícias, 11 mil foram marcadas pela primeira vez e as pessoas estão sem receber benefício. Atualmente, a capacidade de atendimento dos médicos no Estado é de 12 mil perícias mês. 

 

Carlienne Carpaso (especial para o cidadeverde.com) Com informações do Notícia da Manhã redacao@cidadeverde.com