Políticas para a 3ª idade no PI são discutidas entre Governo e Uespi

Uma reunião com diversos representantes de secretarias do governo estadual, como Seduc, Sesapi, Secult e Sedet, discutiu a impementação de uma política integrada a ser desenvolvida pelas secretarias e pela Universidade em favor dos idosos do Piauí. O pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Uespi, Raimundo Dutra, participou do encontro que aconteceu nessa terça-feira (02).

Os programas Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade (Nuti) e Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) foram destacados por Raimundo Dutra como os principais desenvolvidos pela Uespi em relação a atenção ao idoso no estado. Segundo o pró-reitor, são 150 deles atendidos no Nuti e 350 na Unati.

Segundo Dutra, o governador Wellington Dias conheceu recentemente os trabalhos e quer vê-los interiorizados por todo o Piauí, por meio dos campi da Uespi.

“O Nuti é permanente e os idosos não saem do programa, já a Unati dura dois anos, e ao final eles precisam sair para que venha uma nova turma. Muitos deles pedem para continuar de qualquer outra forma, até trabalhando para a universidade, por conta do vínculo que criam dentro do programa”, pontuou Dutra. Uma das ideias colocadas é que as outras secretarias consigam dar continuidade ao projeto inserindo os idosos em outras atividades.

As propostas levantadas na reunião também levarão em conta a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, ocorrida nos dias 26 e 27 de novembro de 2015. Segundo os representantes, isso será uma forma de alterar o Plano Estadual para a Pessoa Idosa, que já existe, porém está ultrapassado, por meio do que foi deliberado pela sociedade civil. Cada secretaria presente ficará encarregada de enviar propostas para que o plano se atualize e consiga atender melhor a terceira idade.

Daniele Travassos, diretora da Unidade de Proteção Social Especial da Sasc, comentou sobre o resultado da reunião: “A Sasc, junto com o Governo do Estado, está com essa preocupação de atendimento à pessoa idosa, para que a gente possa, de maneira articulada, com todos os órgãos e secretarias, trabalhar essa política para melhor atender a pessoa idosa, baseado no Estatuto do Idoso, dentro dos seus direitos, e pensando também na autoestima da pessoa idosa”, destacou a diretora.

Uma segunda reunião será realizada no dia 24 de fevereiro, às 9h, onde mais uma vez os órgãos se encontrarão para trazer as propostas criadas por cada um.

 

Da Redação redacao@cidadeverde.com