Notícia da Manhã fala sobre caxumba no quadro Saúde

Nesta terça(16), o quadro Saúde do Notícia da Manhã falou sobre a Caxumba, doença viral também conhecida como papeira, que apresenta inchaço nas laterais do pescoço e abaixo da mandíbula, devido a uma inflamação nas glândulas salivares.

Trata-se de uma enfermidade contagiosa, que acomete mais as crianças. Outros sintomas da caxumba são dor muscular e ao engolir, febre e mal estar. Existem riscos de complicações, que podem acarretar em dor e inchaço nos testículos e região dos ovários; náuseas; vômitos; dor no abdômen superior; rigidez na nuca; dor de cabeça, e prostação caracterizada por meningite.

O tratamento da caxumba é sintomático, com uso de medicação, pois é uma doença autolimitada.

Segundo a diretora em Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, o número de casos de caxumba vem crescendo nos últimos 4 anos e já foram feitos vários bloqueios contra a a doença através de vacinação.

A prevenção da caxumba pode ser feita com a vacina tríplice viral, que protege contra caxumba, sarampo e rubéola. Ela deve ser tomada a partir de 1 ano de idade, em duas doses, com intervalo de um mês entre elas. A vacina faz parte do calendário básico de vacinação.

Ainda sobre a enfermidade, Amariles Borba aconselhou muito repouso."É interessante que as pessoas acometidas de caxumba não se exponham ao sol ou exercício forte depois de um tempo que ficar bom", falou.

Veja na íntegra a reportagem sobre caxumba!

Marcelo Lopes marcelolopes@cidadeverde.com