Libertadores: Bolaños estreia com gol, Grêmio reage à pressão e goleia LDU

Com domínio da partida, gol do estreante Bolaños e decisões acertadas do técnico Roger Machado, o Grêmio goleou a LDU de Quito por 4 a 0 em casa nesta quarta-feira pela Taça Libertadores, o que representou a primeira vitória da equipe na atual edição do torneio.

Foto: Jeferson Guareze / Futura Press

Os gols na Arena do Grêmio foram marcados por Maicon e Bolaños, ambos com assistências de Luan, no primeiro tempo. Na etapa final, Henrique Almeida e Everton finalizaram a goleada sobre o time equatoriano, que teve que jogar com um a menos após Romero ser expulso no início da etapa final.

Mais cedo, o San Lorenzo empatou em casa com o líder Toluca em 1 a 1. Com os resultados da rodada, os mexicanos ocupam a liderança do grupo 6, com quatro pontos. O Grêmio aparece na segunda posição, com três, assim como a LDU, terceira colocada. O 'Ciclón' aparece na lanterna, com apenas um ponto conquistado. Na próxima quarta-feira, o Tricolor enfrentará o San Lorenzo, novamente em casa, e no dia seguinte a LDU receberá o Toluca em Quito.

Determinado a deixar para trás a derrota por 2 a 0 para os mexicanos na primeira rodada e conquistar em casa a primeira vitória na Libertadores, o time gaúcho começou com mais vontade e pressionando a equipe equatoriana. Logo aos sete minutos de jogo, o estreante Bolaños soltou uma bomba de fora da área e obrigou Domínguez a espalmar para o lado. Um alerta de que a tarefa do goleiro não seria fácil.

O placar foi inaugurado aos 11 minutos, quando Maicon invadiu a área e pegou mal na bola na hora de finalizar. Na sobra, Luan se antecipou aos defensores e devolveu para o volante se redimir batendo de primeira no ângulo direito de Domínguez, que apenas olhou.

Enquanto os visitantes esperavam por raras oportunidades de bola parada para levar perigo, os gaúchos ditavam o ritmo da partida com bom toque e intensa movimentação de Luan e Bolaños, parceria que deu resultado aos 36. O jovem atacante voltou ao papel de garçom e lançou o equatoriano em velocidade pelo meio da zaga adversária. Ao ver a saída do goleiro, Bolaños tocou no canto e nem esperou a bola entrar para comemorar o gol na estreia com a camisa tricolor.

Na volta do intervalo, a LDU passou a contar com um jogador a menos após Romero receber o segundo amarelo logo com dois minutos. No entanto, pressionado pelo placar adverso, o campeão da América em 2008 passou a se arriscar mais no ataque depois da expulsão. Em cobrança de falta pela esquerda, aos nove minutos, Morales levantou na área e Giuliano desviou. A bola passou pela zaga tricolor e Carlos Tenorio não chegou a tempo para completar para o gol.

Com menos intensidade do que no primeiro tempo, o Grêmio encontrava dificuldades para romper o bloqueio da LDU, que mantinha a posse de bola e mostrava mais paciência para organizar as jogadas ofensivas. Para tentar recuperar a ofensividade da equipe, o técnico Roger Machado decidiu trocar Bolaños e Luan por Everton e Henrique Almeida, e deu certo.

Em sua primeira jogada após pisar no gramado, aos 37, Henrique Almeida recebeu de frente para dois marcadores, jogou para a direita e chutou de fora da área, fora do alcance do goleiro, para marcar o terceiro. Pouco depois, aos 43 minutos, Everton recebeu passe de Douglas e invadiu a área para tocar rasteiro e marcar o quarto da goleada tricolor e comprovar os acertos do treinador.

Fonte: Terra