Emma Watson denuncia tratamento desigual e assédio a atrizes

Emma Watson foi alçada à fama ainda criança, por interpretar Hermione nos oito filmes da saga de Harry Potter. Mas, assim que se tornou "oficialmente" uma adulta, já sentiu na pele a diferença de tratamento: em um evento em Nova York, ela relembrou como paparazzi se jogaram no chão para fotografar embaixo de sua saia, na saída de seu 18º aniversário.

As fotos estamparam a capa de tabloides ingleses no dia seguinte, quando ela já era maior de idade. Um dia antes, teriam sido consideradas pornografia infantil, o que as teria tornado ilegais. Para a atriz, o episódio mostra como a indústria do entretenimento reserva um tratamento diferente a homens e mulheres. Seus colegas do sexo masculino nunca passaram por nada parecido.

— Obviamente, Dan (Radcliffe, intérprete de Harry Potter) e Rupert (Grint, intérprete de Ron), que trabalharam comigo, não usam saias, mas acho que este é só um exemplo de como a minha transição para a vida adulta foi tratada de forma diferente pelos tabloides.

Atualmente, Emma é conhecida por ser uma das vozes mais ativas do movimento por igualdade de direitos, sendo embaixadora da Boa Vontade da Agência ONU Mulheres e o rosto da campanha HeForShe. A iniciativa é um chamado para que homens também assumam bandeiras do movimento feminista.

Durante uma conversa com o ator Forrest Whitaker na semana de artes do HeForShe, os dois falaram sobre ações para promover a paz, o desenvolvimento e a igualdade de gênero.

Fonte: O Globo