Quatro vereadores de Teresina trocaram de partido duas vezes desde 2012

Dos 29 vereadores de Teresina eleitos em 2012, quatro deles trocaram de partido duas vezes antes de chegar ao fim do mandato. O troca-troca foi mais intenso este ano graças a Emenda Constitucional que abriu a chamada “janela partidária”, onde políticos podem mudar de legendas sem possibilidade de perder o mandato.

Com 1.736 votos, a vereadora Celene Fernandes foi eleita pelo PT do B em 2012. Um ano depois entrou no recém criado Solidariedade, de onde saiu esta semana para ingressar no PRP, graças a janela partidária.

Quem também mudou de partido duas vezes desde que foi eleito é o vereador Jeová Alencar. Ingressou no legislativo da capital pelo PTC, logo depois também migrou para o Solidariedade e hoje encontra-se no PSDB.

Da mesma forma fez o vereador Ananias Carvalho. Eleito em 2012 pelo PV, passou pelo Solidariedade e no último dia 12 de março se filiou ao PDT.

O vereador Valdemir Virgino também mudou de legenda duas vezes de 2012 até hoje. Foi eleito pelo PTC, passou pelo Solidariedade e nesta quarta-feira (16) ingressou no PRP.

Trocaram de partido apenas uma vez, Graça Amorim - que deixou o PTB pelo PMB -, José Ferreira (deixou o PSD e retornou ao PSDB), Teresinha Medeiros (mudou do PPS para PSL), Luís André (PPS para PSL), Ricardo Bandeira (do PSDC para PSL), Carlos Filho (PTB pelo PRTB).

Migraram para o PP, os vereadores Aluísio Sampaio e Antônio Aguiar. Eles deixaram o PDT e o PROS respectivamente.

O vereador Tiago Vasconcelos, que já pediu desligamento do PSB, ainda não divulgou para qual partido irá se filiar.

Hérlon Moraes herlonmoraes@cidadeverde.com