Fique por dentro da importância da nutrição adequada para o organismo

Ter uma boa alimentação não significa apenas satisfazer a fome, mas sim consumir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Em cada fase da vida, o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.

É isso que deve guiar o valor nutritivo das refeições ao longo da vida, sempre buscando suprir o que o corpo mais precisa com receitas nutritivas. O Ministério da Saúde sugere, de modo geral, 10 passos para uma alimentação adequada e saudável:

1 - Consumir alimentos in natura ou minimamente processados. Grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, leite, ovos e carnes devem fazer parte do cardápio diário. 2 - Diminuir o consumo de óleos, gorduras, sal e açúcar para temperar e cozinhar alimentos, procurando fazer receitas nutritivas e menos calóricas. 3 - Limitar o consumo de processados, pois o processo de fabricação altera de modo desfavorável a composição nutricional dos alimentos. 4 - Evitar os alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo, pois são nutricionalmente vazios. 5 - Fazer as refeições com regularidade e a cada três horas, comendo devagar e em ambientes apropriados. 6 - Comprar em locais que ofertem variedades de alimentos in natura, como mercados, feiras livres e feiras de produtores, com verduras e frutas da estação. 7 - Desenvolver e partilhar habilidades culinárias, principalmente com receitas nutritivas e com variedade de grupos alimentares. 8 - Planejar o tempo e dar atenção para a alimentação, desde a compra dos alimentos até o preparo e consumo das refeições. 9 - Dar preferência a locais que servem refeições feitas na hora, além de evitar redes de fast-food. 10 - Ser crítico quanto às informações e orientações sobre alimentação em propagandas comerciais, que tem como função aumentar a venda de produtos e não informar sobre nutrição.

 

 

Fonte: Doutíssima