Vacina contra Rubéola será disponibilizada em boates e shows

A vacinação contra a Rubéola vai encontrar o público mais jovem em eventos, boates e casas de shows. Por conta das comemorações do aniversário de Teresina, o final de semana será bastante  movimentado e a Fundação Municipal de Saúde vai levar equipes de vacinação para diferentes locais da cidade.

"A partir de hoje (14), a Fundação irá disponibilizar um posto de vacina contra a Rubéola no espaço Noé Mendes durante os três dias do evento Teresina Pop. Amanhã (15), haverá postos de vacina em frente ao Atlantic City no show do Lulu Santos e em frente à boate Super 8.  

No sábado (16), A FMS irá vacinar contra a Rubéola em frente a Casa de Reboco no show da banda Furacão do Forró ", informa a coordenadora de ações assistenciais da FMS, Dra. Amaríles Borba.

A ação é uma estratégia adotada pela Fundação para que ninguém deixe de ser imunizado contra a Rubéola. "O público que freqüenta estes locais são o nosso público alvo, portanto vamos até eles" explicou Amaríles.

A coordenadora ressaltou que a vacina não possui contra indicação, apenas mulheres grávidas ou que desejam engravidar nos próximos 30 dias não podem tomar a vacina. "Os jovens que se vacinarem contra a Rubéola podem consumir bebidas alcoólicas. Não há risco nenhum. Álcool só não combina com direção. Por isso se optar por beber não dirija", frisou.

Até ontem (13), a Fundação já vacinou 130.610 homens e mulheres de 20 a 39 anos contra a Rubéola. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar 100% da população teresinense nesta faixa etária o que corresponde 302.570 pessoas.

A Campanha de Vacinação contra a Rubéola é a maior já realizada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é erradicar a Síndrome da Rubéola Congênita - SRC, que afeta os bebês, filhos de mulheres que foram contaminadas com o vírus da Rubéola durante a gestação. "A SRC pode causar cegueira, surdez ou má formação da criança. Por isso que estamos vacinando 100% da população entre 20 a 39 anos que é uma faixa etária considerada reprodutiva", explicou a gerente de epidemiologia da FMS, Dra. Amparo Salmito. Amparo lembra que é importante que as pessoas compareçam as unidades de saúde e se vacinem. "Vamos fazer com que Teresina fique livre da Rubéola, para que nenhum teresinense nasça com deficiências causadas pela Síndrome da Rubéola Congênita".   Da redação redacao@cidadeverde.com
Tags: