Trabalhadores ocupam prédio do INSS e bloqueiam rua em Teresina

Diversos movimentos dos trabalhadores rurais ocupam na manhã desta quinta-feira(09) o prédio do INSS, do Incra e da Caixa Econômica Federal em Teresina. A rua Areolino de Abreu está interditada no cruzamento com a rua Simplício Mendes. O movimento deve continuar até às 19 horas desta sexta-feira(10). 

A interdição da rua só terminará nesta noite, mas a Strans tenta intervir. Maria Cazé, que representa o movimento dos pequenos produtores (MPA) destacou que os protestos integram os atos do “Fora Temer” que não consideram como legitimo o governo comandado pelo presidente em exercício. 

Dentre as principais reivindicações está o pedido de manutenção da idade mínima para trabalhadores rurais, atualmente os homens se aposentam com 60 e as mulheres com 55 anos.

“A proposta altera para 65 para as mulheres e 75 para os homens a idade mínima para aposentadoria. Isso é um retrocesso, nós estamos sendo saqueados dos nossos direitos dia e noite. Nós dormimos com o saque e acordamos com outro maior ainda. Queremos unir a todos os trabalhadores para ocupar todos os prédios públicos e até mesmo privados como empresas e bancos que fazem parte e financiarão o golpe”, destacou Maria Cazé. 

Dos três prédios ocupados, somente o INSS está com seus serviços paralisados devido a ação do grupo. Na Caixa e no Incra, o funcionamento é normal. 

Conceição Carvalho, que integra o MPA declarou ainda é outra reivindicação é a situação da reforma agrária. “Foram muitas promessas em nenhuma ação de fato em benefício dos trabalhadores, estamos com cerca de 400 pessoas divididas entre o Incra, a Caixa e o INSS e vamos continuar lutando pelos nosso direitos”, 

Participam do movimento o MPA, o MST e a União da Juventude Socialista (UJS). 

Interdição

José Pereira, agente a Strans, informou que o grupo fechou a passagem pela rua Areolino de Abreu às 7 horas desta quinta(09) e que a previsão é liberar somente às 19 horas de hoje. A diretoria da Superintendência já foi acionada e a polícia pode ser chamada para agir e liberar o tráfego. 

“Já falamos com a diretoria e por segurança somente a polícia poderá agir. Teresina estar um caos e o trânsito muito complicado, com isso bem no meio do centro a situação piora ainda mais. Vamos tentar liberar nas próximas horas”, declarou.    

Matéria original

Trabalhadores e trabalhadoras rurais interditam a rua Areolino de Abreu, no centro de Teresina no início da manhã desta quint-feira(09). Os manifestantes pretendem ficar no local por pelo menos dois dias. Com o bloqueio, ônibus e carros pequenos estão desviando a rota, pela rua Lizandro Nogueira para terem acesso ao terminal de transporte coletivo na Praça da Bandeira. 

O movimento- que teve início por volta das 5h30, desta quinta-feira (09) é um protesto contra as promessas de reforma da previdência, entre estas, a que altera a idade mínima dos trabalhadores para se aposentar, que passaria a ser de 75 anos para homens e 65 para mulheres. Historicamente, as trabalhadoras sempre se aposentaram anos mais cedo.

A manifestação é um protesto também contra o Governo Temer e ocorre no Piauí e em outros estados da federação. Na Capital, o prédio do INSS foi ocupado por manifestantes que pretendem ainda ocupar outros prédios públicos, entre eles, o da Caixa Econômica Federal, também na rua Areolino de Abreu. 

Graciane Sousa gracianesousa@cidadeverde.com