Firmino Filho diz que Caminhada da Fraternidade é uma demostração de solidariedade

Mais uma vez, o teresinense deu demonstrações de solidariedade e fé. É essa a análise do prefeito Firmino Filho, após ter participado da 21º edição da Caminhada da Fraternidade. O evento aconteceu neste domingo e levou ás ruas mais de 90 mil pessoas, segundo dados da organização do evento.

O ponto de partida da Caminhada da Fraternidade foi a Igreja São Benedito, onde aconteceu, inicialmente, uma missa celebrada pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, mas que reuniu párocos de várias paróquias da capital. “Aqui estamos, mais uma vez, celebrando a fraternidade, a esperança, a fé. O espírito solidário do teresinense que cresce e vem aqui, caminhar conosco”, pontuou.

O prefeito Firmino Filho participa todos os anos da Caminhada. Segundo ele, esse é um evento que já entrou no calendário de eventos da capital e é sempre muito bem acolhido pelos teresinenses. “O que vemos na Caminhada da Fraternidade é uma demonstração de solidariedade típica do teresinense. Todos os anos a população atende ao chamado e vem participar. É uma festa bonita, da família, dos jovens, dos idosos, das crianças, de todos. E esse ano, trouxe uma temática da sustentabilidade e da importância de cada um fazer sua parte para a melhoria do nosso meio ambiente”, pontua.

O chefe do executivo municipal estava acompanhado da esposa, Lucy Soares, e de secretários municipais. Para o padre Tony Batista, organizador da caminhada, o evento é um sinal da misericórdia de Deus para com as pessoas. “De coração agradecido, venho dizer o meu muito obrigado a todos que se emprenharam para que o evento fosse o sucesso que ele é. A Caminhada é um hino de louvor ao nosso Deus. É uma demonstração que somos um povo solidário e fiel”, pontuou, ao usar seu bordão ao afirmar que estava “escandalosamente feliz” com o sucesso do evento.

“Caminheira” desde a primeira edição, Dona Graça Mota, fez questão de acompanhar todo o percurso. Hoje, aos 100 anos, ela participou da Caminhada acompanhada da filha. “É uma coisa muito bonita. Eu gosto de vim todos os anos e me sinto feliz em participar. O sol é um pouco quente, mas isso é menor em relação ao sentimento que temos de participar. Não cansa”, disse ela.

A caminhada está dentro da programação da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como lema “Mãe Terra, Nossa Casa Nossa Causa”.  “A ideia é chamar atenção para o cuidado com o meio ambiente. Todos temos que fazer a nossa parte para contribuir com um mundo melhor. E o teresinense captou a nossa mensagem. No percurso, vimos o cuidado das pessoas, muitas delas guardando garrafas, papel, evitando jogar nas ruas. A quantidade de gente que conseguimos atingir com essa mensagem já é gratificante”, disse Padre Tony.

O evento contou, mais uma vez, com o apoio da Prefeitura de Teresina, que mobilizou os órgãos municipais na estruturação do evento, com esquema de trânsito e limpeza da cidade antes, durante e após o percurso. 

Da Redação redacao@cidadeverde.com