Cerca de 200 mil pessoas são esperadas para o fim de semana no litoral

Em tempo de férias escolares, o litoral piauiense é um dos destinos mais procurados por turistas durante os fins de semana. E neste sábado e domingo, a expectativa é de aumento de visitantes devido a realização de festas e a proximidade do fim do mês. Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, são esperados cerca de 200 mil visitantes, o que requer ainda uma atenção extra na estrada pelo fluxo de veículos à caminho das praias.

De acordo com a secretaria de turismo, o mês de julho foi de intensa movimentação e, para isso, foi necessário um trabalho rápido de limpeza das praias com 32 homens trabalhando diariamente com o auxílio de retroescavadeiras e três caçambas para o recolhimento do lixo. A ação aconteceu nos pontos mais visitados, iniciando na orla de Atalaia, passando pela de Macapá e Barra Grande. Além disso, foi reformado o quiosque de informações ao turista localizado na orla de Atalaia.

O aumento do fluxo de turistas acaba atraindo a ação indesejada de ladrões e, para evitar dores de cabeça aos que querem apenas momentos de sossego, a segurança na região foi reforçada. Somente em Luís Correia, o CIPTUR- Companhia Independente de Policiamento Turístico-, que controla o efetivo da Polícia Militar na região, recebeu o apoio de 100 policiais da BPRE, RONE, Polícia Ambiental, Grupamento Aéreo.

Para quem vai pegar a estrada, a atenção no trânsito deve ser redobrada, já que o fluxo de veículos será aumentado e a Polícia Rodoviária Federal estará em alerta para quem infringir a lei, principalmente com relação ao excesso de velocidade e a combinação de álcool e direção. Além disso, os patrulheiros alertam para a adaptação à nova lei que obriga os condutores a utilizarem farol baixo nas rodovias. Segundo a PRF, serão instalados radares móveis e barreiras em diversos pontos, principalmente na BR 343, que liga Teresina ao litoral.

Acessibilidade Uma novidade para quem vai ao litoral é que a orla de Atalaia recebe um projeto pioneiro, o Piauí Praia Acessível, que será lançado neste sábado (23), às 9h. Ele tem como objetivo promover a acessibilidade das pessoas com deficiência à praia.

No local, foi montada uma estrutura adaptada para receber as pessoas que têm mais dificuldade de acesso à praia, possibilitando lazer com igualdade. No local, foram adaptados dois banheiros, um masculino e um feminino, um espaço administrativo e outro para guardar os pertences. Além disso, uma passarela foi feita para o acesso ao mar, bem como oito cadeiras anfíbias, que permitem andar pela areia com mais conforto. Cada cadeira terá o acompanhamento de quatro monitores.

Diego Iglesias Redacao@cidadeverde.com