Operação apreende celulares, drogas e até carregador solar na Casa de Custódia

Uma operação apreendeu cerca de 16 celulares, 34 baterias e até um carregador solar dentro da Casa de Custódia na manhã deste sábado (23). O carregado funciona sem precisar da energia de tomadas e é carregado apenas com a luz do sol. A operação desarmamento teve presença do Comando de Operações Prisionais (COP), Equipe de Disciplina da Casa de Custódia,  Policiais da Força Tática do Promorar, Guarda da Custódia e equipes de vistoria da Casa de Detenção de Altos, Floriano e Irmão Guido.

No total cerca de 83 profissionais participaram da operação que além dos aparelhos apreendeu 12 cadeados, 12 cachimbos e 147 barras de ferro que estavam em posse dos presos.

Pilhas, e uma grande quantia em dinheiro, que não foi divulgada, também foram apreendidos dentro do presídio. A operação deve se repetir sistematicamente. Também foram apreendidos 350 gramas de crack. 

"Tiramos esses objetos dos detentos, mas é preciso ressaltar que nos preocupa a entrada desse material. Continuaremos realizando, sistematicamente, essas operações, trabalhando tanto na parte repressiva como na preventiva, estudando mecanismos que impeçam a entrada de objetos ilícitos na unidade", pontua o gerente da Custódia, tenente Jean Carlo Bezerra.

A ação deste sábado foi acompanhada pelo subsecretário de Justiça, Carlos Edilson Sousa, e pelo diretor da Unidade de Administração Penitenciária, Enemésio Lima. De acordo com o subsecretário, a operação exitosa reflete o trabalho estratégico e na área de inteligência na segurança prisional que vem sendo adotado no sistema.

Na visão do subsecretário, a operação foi exitosa e reflete o trabalho engajado da gerência da Casa de Custodia e as demais forças de segurança pública e prisional. "Vamos intensificar essas operações, melhorar os procedimentos de vistoria. Até agosto, também entregaremos novos equipamentos para reforçar os procedimentos de revista", pontua Carlos Edilson Sousa.

Nas últimas duas semanas, a gerência da Casa de Custódia de Teresina prendeu três mulheres tentando entrar com drogas na unidade. Em Esperantina, a gerência do presídio da cidade também prendeu duas mulheres tentando entrar com 29 baterias e um chip de celular. A Secretaria de Justiça está fazendo um levantamento de quantas prisões foram feitas no ano.

Rayldo Pereira rayldopereira@cidadeverde.com