Uespi completa 30 anos e ex-reitores recebem homenagens no Palácio de Karnak

O governo do Piauí realiza solenidade para comemorar os 30 anos da Universidade Estadual do Piauí - Uespi e faz homenagens a ex governadores e ex-reitores da instituição. A solenidade acontece no Palácio de Karnak com a presença do governador Wellington Dias (PT), do reitor da Uespi, Nouga Cardoso, do senador Elmano Férrer  (PTB), do deputado federal Assis Carvalho (PT) e da secretária de Educação do Estado, Rejane Dias.

A UESPI realizou uma competição em que os alunos tinham que apresentar um novo modelo de bandeira para a instituição. Durante o evento, aconteceu a premiação do estudante de Direito da Uespi de Picos, Thalison Oliveira, que ganhou um notebook, por ter apresentado a melhor criação.  

Entre os homenageados estão os ex-governadores Alberto Silva e Mão Santa e o governador Wellington Dias também foi homenageado.

O ex-reitor Jônatas Nunes, um dos idealizados da Uespi, e a ex-reiotra Maria do Perpétuo Soocrro Barros, esposa do atual prefeito de Corrente, Jesualdo Marques, também estão sendo homenageados no evento. Em nome dos homenageados, falou Oneide Rocha, que é ex-reitora.

A Uespi tem hoje cerca de 20.700 alunos, 33 cursos de graduação, dentre regulares, especiais e a distância.

De acordo com Wellington Dias, cerca de 100 mil pessoas conseguiram o diploma de ensino superior através da Uespi, o que é motivo para comemoração. “Vamos continuar o trabalho para que mais piauienses tenham acesso à educação, assumindo o compromisso de prosseguir com a ascensão da universidade no que diz respeito aos educandos e também aos educadores. Nossa prioridade é o investimento em educação, que é o grande alicerce que transforma um ser humano, um estado, uma nação”, destacou o chefe do Executivo.

“Pedi autorização para que eu possa fazer um novo concurso para a Uespi, assim como para outras áreas que precisam de profissionais especializados. Também autorizamos cerca de R$ 30 milhões para investir na estrutura da Uespi, que garantirá um maior controle e segurança dentro dos campus da capital e do interior. Serão novos equipamentos, laboratórios e melhores condições de qualificação”, acrescentou o governador.

Para a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, a Uespi merece os parabéns, sobretudo pelo engrandecimento do ensino estadual. “A cada dia mais pessoas têm acesso a cursos e a infraestrutura também é um ponto a ser muito celebrado. No âmbito da Seduc, temos trabalhado parcerias com instituições para qualificar professores da Uespi, ofertando a estrutura necessária para que possam crescer dentro dessa profissão tão linda. Priorizamos também a Universidade Aberta, cujo meta é levar o ensino superior aos 224 municípios do Piauí”, ressaltou.

Segundo o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, a instituição passou por diversas fases e, hoje, tem como o foco alcançar o máximo de piauienses, os proporcionando ensino de qualidade e a chance de crescimento. “A Uespi já passou por fase de organização dos instrumentos legais, pelo processo contínuo de interiorização e expansão de cursos, além de ajustes na estrutura. Hoje, passamos a ofertar cursos a distância e pretendemos levá-los por todo o estado. Vemos o governo do estado como o nosso maior parceiro na busca pela melhoria na educação e contínuo desenvolvimento do estado”, disse

Flash Yala Sena Lyza Freitas (redação) redacao@cidadeverde.com