Notícia da Manhã estreia série sobre 'vida em condomínio'

O Notícia da Manhã estreou nesta quarta(21) uma série intitulada "Vida em condomínio", que vai orientar sobre direitos e deveres de quem mora nesses espaços. Na primeira abordagem sobre o assunto o telejornal destacou a figura do síndico e recebeu no estúdio o especialista em direito imobiliário, Antônio Luís de Holanda Rocha, que traçou alguns perfis de síndicos.

Segundo ele, existe síndico concentrador, democrático, empreendedor, pau para toda obra e jurídico, todos com características positivas, mas que em alguns casos precisam ser melhoradas. Antônio Luís de Holanda citou o síndico concentrador, que chama tudo para si e pode criar problemas por não compartilhar decisões. Lembrou também o administrador democrático, que pode tornar mais lenta decisões ao esperar que todos participem.

O especialista esclareceu que a lei define o síndico como o representante legal do condomínio e que o mesmo pode ser eleito por um ou dois anos, podendo ser reeleito quantas vezes deseje, mediante aprovação de assembléia.

Quanto à remuneração do síndico, Antônio de Luís Holanda revelou que isso acontece em condomínios de grande porte, pela sua complexidade. Já nos de menor porte há a dispensa na cota condominal.

Por fim, o especialista orientou aos síndicos que resolvam os eventuais problemas que surjam conversando com os condôminos e que tudo deve ser deliberado em assembléias.

Assista no vídeo a primeira reportagem da série "Vida em condomínio" do Notícia da Manhã!

Marcelo Lopes marcelolopes@cidadeverde.com