Fogo destrói 50% da reserva federal Floresta dos Palmares, em Teresina

Um dos quatro helicópteros solicitados pelo Governo do Estado à Secretaria Nacional de Segurança Pública está sendo utilizado, na manhã deste sábado (15), para combater um incêndio que atinge a reserva federal Floresta Nacional dos Palmares, na BR- 343, em Teresina. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo já consumiu 50% do parque, que tem um total de 12 hectares.  

O helicóptero faz um trabalho de resfriamento aéreo da região atingida pelo fogo. Com isso, a ação do Corpo de Bombeiros em terra é facilitada. Além deste helicóptero, o secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, garante mais três aeronaves federais serão enviadas pelo governo Federal ao Piauí. 

Durante a manhã e início da tarde, duas viaturas do Corpo de Bombeiros estiveram no parque para tentar conter as chamas, que ainda se alastram. Ainda não há suspeitas do que teria causado o incêndio.

De acordo com o major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros, o trabalho para apagar o incêndio é bastante cansativo e exige muito esforço dos brigadistas. A temperatura no local chega a 45 graus, o que facilita o alastramento do fogo. 

O parque Floresta Nacional dos Palmares é  uma reserva ambiental federal administrada pelo Instituto Chico Mendes. Os biomas predominantes na floresta são caatinga e cerrado. A fauna é diversificada com com aves, mamíferos e répteis. 

Diego Iglesias (Flash) Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com) redacao@cidadeverde.com